
Muitas vezes nós achamos que executar tudo nós mesmo é a melhor maneira de resolver algo. Mas será que sempre vale a pena? Aqui estão algumas perguntas a serem feitas antes de botar a mão na massa.
1. Você está preparado para custos inesperados?
Muitos projetos não saem como planejados na primeira tentativa. Custos para remediar urgências e para ajustes no projeto tem que ser levados em conta.
2. Você realmente tem tempo?
Na maioria das vezes, a decisão de executar um projeto dentro da própria empresa é baseada em fatores financeiros. É preciso levar em conta também as horas de trabalho de todos os envolvidos, e projetar se realmente a equipe tem recursos para alocar para tarefas extras.
3. Existe necessidade de licenças ou permissões?
Alguns projetos parecem simples, mas exigem conhecimento de uma burocracia específica. Antes de começar verifique com os setores envolvidos se é preciso obter documentos, permissões ou qualquer outra legalidade que possa prejudicar o andamento do projeto.
4. Você tem todas as ferramentas?
Se você não possui os softwares, plataformas e ferramentas necessárias para a complexidade do seu projeto, é hora de repensar. Licensiar as ferramentas necessárias em todas as etapas do projeto pode sair caro. Cada plataforma também requer uma expertise específica e treinar alguém pode custar tempo e dinheiro para sua pequena empresa!
