Burocracia e Complexidade das Obrigações Tributárias afetam 70% das PMEs

Burocracia e Complexidade das Obrigações Tributárias afetam 70% das PMEs

A burocracia, a complexidade tributária, a falta de comunicação com o departamento de contabilidade, e uma administração precária do departamento financeiro são os principais fatores que afetam a gestão das pequenas e médias empresas (PMEs) no Brasil.

A pesquisa foi realizada pelo Nibo, com 300 gestores de pequenas e médias empresas em todo o país entre os dias 16 e 18 de setembro. De acordo com o levantamento, 70% das empresas com menos de 50 funcionários não recebem qualquer tipo de relatório (como demonstração contábil) do seu escritório de contabilidade. O percentual é de 47% quando se trata de empresas com mais de 50 empregados. A pesquisa mostrou ainda que 50% dos pequenos empresários que fazem a gestão financeira à mão não sabem ou apenas têm uma vaga ideia de quanto possui para cumprir suas obrigações. Ainda nesse quesito, 25% dos empresários não sabem o saldo bancário da sua empresa.

Segundo Gabriel Gaspar, CEO do Nibo, esses dados mostram que a gestão financeira e a comunicação com a contabilidade ainda é muito precária entre empresários. “Esses dados mostram o quão negligenciada é a gestão de muitas pequenas empresas”, diz Gaspar. “Nós verificamos que 71% das empresas que gerenciam suas finanças através de planilhas já tiveram que pagar multas por falhas no cumprimento de obrigações fiscais, isso mostra como é crítica a relação da empresa com seu contador”.

O Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Rio de Janeiro (Sescon-RJ) reconhece que hoje um dos grandes desafios dos escritórios de contabilidade é estar mais atento às demandas das PMEs. “Precisamos estar perto no momento da dúvida e passar nossa experiência de gestão financeira de forma cada vez mais estratégica para esses empresários”, afirma o diretor do Sescon-RJ, Richard Guedes. “O assunto não deve ser o que já foi feito, mas sim o que pode ser feito. Isto muda tudo para os contadores e para as PMEs.”

 

OUTROS DADOS RELEVANTES:

  • A metade das pessoas que tem contadores há menos de um ano, não gostam dos mesmos
  • 1 em 3 empresas já pagaram multas por conta de um contador
  • 1 em cada 5 empresas pensa em trocar de contador nos próximos 6 meses

Fazer a gestão financeira à mão não é uma boa idéia:

  • 50% das pessoas que fazem as finanças a mão, não sabem ou apenas tem uma vaga ideia de quanto tem no contas a pagar
  • 25% das pessoas que fazem as finanças a mão não sabem o saldo bancário da sua empresa

Fazer a gestão financeira com excel tem alguns riscos:

  • 21% das pessoas que usam excel não sabem ou tem apenas uma vaga ideia de quanto devem no contas a pagar
  • 71% das pessoas que já tiveram que pagar multas por causa dos seus contadores, fazem uso do excel para organizar as finanças
Equipe Nibo

Somos um time de especialistas focados em tornar a sua gestão financeira mais eficiente. Deixe um comentário ou ligue para nós, estamos sempre a postos para ajudá-lo!

Modelos de Organograma Empresarial Como terminar o ano sem ficar sufocado

Deixe o seu comentário

    Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook