Fluxo de caixa: controle e planejamento das finanças da sua empresa

Fluxo de caixa: controle e planejamento das finanças da sua empresa
Imagem de 3D Animation Production Company por Pixabay

Saiba o que é e como controlar o fluxo de caixa

 

O fluxo de caixa é como uma fotografia que mostra qual a situação financeira da sua empresa. Se você tem dificuldade em saber qual foi o lucro da sua empresa no mês passado ou qual vai ser o saldo do caixa no final da semana, é sinal que você precisa dar mais atenção a sua gestão financeira e usar registros do fluxo de caixa para te ajudar a administrar as entradas e saídas de dinheiro. Desta forma você poderá tomar decisões muito mais assertivas.

Para te ajudar nessa missão, vamos ver a seguir:

 

• O que é o fluxo de caixa;
• Tipos de fluxo de caixa; 
• Entenda porque focar no fluxo de caixa pode te ajudar

O que é fluxo de caixa?

 

Fluxo de caixa é o registro da movimentação do seu caixa. São as entradas (receita) e saídas (despesas, custo e etc) de dinheiro em determinado período, que pode ser  mensal, semanal ou diário, vai depender do que exatamente você deseja observar.

O fluxo de caixa pode ser feito de forma manual, utilizando uma planilha, ou por uma ferramenta de gestão financeira. Dependendo do tamanho do negócio fica quase impossível manter uma planilha organizada, mas elas são uma ótima alternativa para quem quer começar. 

É importante manter a atualização constante dos registros de  toda atividade financeira organizada em categorias e se certificar que está usando os dados corretos. O fluxo de caixa em geral contém:

Atividades operacionais: são todas as entradas e saídas referentes à operação; transações que envolvem o alcance do objeto social da empresa. Elas podem ser exemplificadas pelo recebimento de uma venda, pagamento de fornecedores por compra de materiais, pagamento de funcionários, etc.

Atividades de investimento: compreendem as transações com os ativos financeiros. As aquisições ou vendas de participações em outras empresas e de ativos utilizados na produção de bens ou na prestação de serviços ligados ao objeto social da empresa.

 Atividades de financiamento: resultam em mudanças no capital próprio e no endividamento da entidade. Não são classificadas como atividade operacional. Incluem a captação de recursos dos acionistas ou cotistas e seu retorno em forma de lucros ou dividendos, a captação de empréstimos ou outros recursos, sua amortização e remuneração.

Tipos de fluxos de caixa para começar

 

Vamos entender alguns dos tipos de fluxo de caixa e para qual finalidade usá-los.

Fluxo de caixa operacional: para ver todas as entradas e saídas referentes à operação.

Muito usado para avaliar o rendimento financeiro da empresa, aqui tudo referente ao fluxo de caixa operacional precisa ser registrado. O principal é colocar o que é entrada e saída separado e dentro dessas categorias subdividir em: custos de produção, salários, receita de vendas e etc. 

No fluxo de caixa operacional, investimentos e demanda de capital não são registrados. Aqui você vai entender o quanto está lucrando e onde os custos estão altos demais e assim diminuir custos. Permitindo que você identifique o valor mínimo de caixa necessário para operação se manter ativa, ou seja, o capital de giro. 

Método do Fluxo de caixa direto:  permitir que as informações de caixa fiquem visíveis diariamente.

O fluxo de caixa direto é aquele que vai registrar as entradas e saídas (recebimentos e pagamentos) diariamente. É o modelo tradicional para observar o valor de caixa disponível na empresa. 

Fluxo de caixa projetado: possibilita previsão de gastos e receitas.

É uma projeção que pode ser feita a partir do histórico de dados dos fluxos de caixa anteriores. Por meio do planejamento é possível evitar atrasos, gastos desnecessários e perceber tendências de mercado (sazonalidade).

Entenda porque focar no fluxo de caixa pode te ajudar

 

É comum que empresários e empresárias coloquem foco na atividade da empresa e esqueçam das tarefas administrativas, mas elas fazem parte da engrenagem e garantem que o restante possa funcionar. O registro do fluxo de caixa torna visível os dados financeiros, o que por si só já é suficiente para começar, afinal é impossível administrar algo que não se conhece. Mas vamos listar mais algumas vantagens para te encorajar:

• Auxiliar a tomada de decisões, antecipando a falta ou sobra de dinheiro no caixa;

• Verificar a possibilidade de promoções e descontos para determinados períodos;

• Saber se a entrada é suficiente para cobrir os gastos atuais e previstos no período analisado;

• Adequar prazos e datas de pagamentos e/ou recebimentos para favorecer o cumprimento de todas as obrigações.

Essas são ferramentas para empresas se manterem ativas e trazerem retorno financeiro. E a verdade é que quanto menos organização, mais dinheiro você gasta. Por exemplo, uma conta que não é paga na data e gera multa, a falta de pesquisa que resulta na escolha do fornecedor mais caro ou um gasto não contabilizado que faz com que sua conta não feche no final do mês.

Tudo isso gera mais tempo e esforço para consertar esse problemas do que para evitá-los. E para facilitar sua gestão financeira com um fluxo de caixa que se encaixa na sua rotina, conheça mais da nossa ferramenta Nibo Gestão Financeira. Além do fluxo de caixa completo, nela você encontra relatórios de conciliação bancária, faz o rateio de despesas e receitas e muito mais. Tudo isso de forma segura e ágil.

 

Mulheres no mercado de trabalho contábil: os desafios e avanços da mulher na contabilidade

Deixe o seu comentário

    Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook