Manter um fluxo de caixa saudável é o aspecto mais importante da administração da pequena empresa. A chave do sucesso desta administração se encontra na gerência dos fluxos de entradas e saídas de dinheiro. Além das dicas abaixo, é importante usar um bom software financeiro.
Análise de Fluxo de Caixa
Você só irá conseguir gerenciar e melhorar seu fluxo de caixa se estiver com relatórios corretos e detalhados. Preste atenção nas áreas de contas a pagar, contas a receber, cartões de créditos e estoque. Se começar a notar que existe desequilíbrio entre dinheiro que entra e sai, por exemplo, use os detalhes dos relatórios para gerar mais vendas, recebimentos com maior rapidez e diminuir (ou parcelar) os pagamentos.
Contas a Receber
Melhorar suas contas a receber pode ter um impacto imediato no seu fluxo de caixa. Para evitar crises, saiba exatamente quantos clientes estão devendo alguma coisa. Faça um relatório com esses clientes e separe eles em grupos (por faixa de valores devidos ou de dias em aberto, por exemplo).
Determine como será a comunicação com cada grupo. Por exemplo, ligue para o grupo de valores altos e o grupo que deve a mais de 60 dias, mas mande emails para o grupo que está apenas alguns dias atrasados. Não deixe de se comunicar com nenhum cliente.
Facilite o método de pagamento para seus clientes. Todo cliente é diferente. Alguns preferem pagar em dinheiro no caixa, outros preferem parcelar no cartão. Quanto mais opções e facilidades sua empresa oferecer, mais simples será para seus clientes ficarem em dia.
Um outro truque simples para adiantar pagamentos é oferecer descontos aos seus clientes. Sempre funciona!
Contas a Pagar
O segundo ponto de equilíbrio no mundo do fluxo de caixa é segurar o dinheiro recebido pelo máximo de tempo possível. Isto é, saiba exatamente quais são suas obrigações financeiras.
Gerencie seus prazos de pagamento: pague todas as suas contas em dia. Para facilitar, coloque suas contas básicas (água, luz, gás) em automático se possível.
Estenda prazos de pagamento sempre que puder. Se existe a possibilidade de parcelamento sem juros ou algum tipo de acordo financeiro com seus fornecedores, aproveite essas opções ao máximo.