A revisão de documentos e informações é um dos passos mais importantes para a declaração de Imposto de Renda. Essa etapa vai garantir a integridade e a presença de todas as informações necessárias e evitar erros que possam gerar problemas com a Receita Federal.
Os principais pontos que vamos abordar aqui serão:
• Revisão de documentos para a declaração de Imposto de Renda;
• Verificação da integridade dos comprovantes de rendimentos;
• Checklist: lista de documentos para declarar o Imposto de Renda 2023.
O contador deve fazer a revisão de todos os documentos que o cliente apresenta para a declaração de Imposto de Renda, incluindo despesas médicas, comprovantes de pagamento de impostos, entre outros. Uma verificação cuidadosa reduz o risco de cair na temida malha fina e pode identificar possíveis deduções que o cliente possa ter esquecido, resultando em uma economia de impostos para ele.
Esse exame das contabilidades sobre os documentos ajuda a preparar o contribuinte para possíveis auditorias da Receita Federal. Isso é importante porque as auditorias podem ser estressantes e demoradas, mas estar preparado, ou seja com documentos em ordem, pode ajudar a reduzir o impacto negativo.
Outra vantagem em fazer uma boa revisão de documentos é reutilizar essa base para declarações futuras. É mais rápido partir de um conhecimento prévio do que começar do zero. Mesmo que a declaração anterior do cliente não tenha sido realizada por você, vale a pena pedir o acesso. Este ‘histórico’ vai te auxiliar a compreender a situação financeira do cliente, a identificar problemas e oportunidades de planejamento tributário, além de garantir a correção da declaração atual e evitar multas e penalidades.
Este pode ser o calcanhar de aquiles de muitas contabilidades. Estes documentos disponibilizados pelo Fisco têm informações importantes que indicam, de forma prática, as receitas recebidas pelo contribuinte de pessoas jurídicas e os dados da fonte pagadora, sendo mais confiável que a soma de holerites.
Entre os erros mais comuns cometidos pelas contabilidades ao verificar os comprovantes de rendimentos está a falta de informações importantes, como o CNPJ da fonte pagadora e o número do CPF do contribuinte. E se a sua contabilidade atende clientes de diversas regiões, fique atento às distinções de legislação entre as diferentes jurisdições. Isso pode incluir mudanças nas leis tributárias ou nas normas de contabilidade. Outro equívoco comum é a omissão de alguns comprovantes de rendimentos como aluguéis e pensão alimentícia.
Tais falhas podem resultar em valores declarados divergentes dos comprovantes apresentados, gerando problemas e penalidades ao contador responsável pela declaração e ao cliente, como multas e juros por informações incorretas ou omitidas. Por isso, é fundamental manter a atenção e o cuidado ao verificar a autenticidade desses documentos, garantindo a conformidade com as normas estabelecidas pela Receita Federal.
Uma das principais preocupações durante o IRPF é garantir que todos os clientes entreguem os documentos necessários. Por isso, antes mesmo de verificar os documentos é ideal ter um checklist que auxilie você e seu cliente a ter o controle sobre toda a “papelada” essencial para o Imposto de Renda.
Com um checklist organizado e bem elaborado, é possível ter mais segurança e agilidade, reduzindo o risco de erros e omissões. Além disso, um checklist também pode ser uma forma de padronizar e organizar o processo de conferência de documentos, tornando-o mais eficiente e diminuindo o tempo necessário para a conferência das informações.
Para facilitar essa tarefa, a gente já criou um checklist para você. Além da lista de documentações, neste material você vai conferir os requisitos de quem deve entregar a declaração em 2023 e quando acontece cada lote de pagamento da restituição. Baixe gratuitamente Checklist: lista de documentos para declarar o Imposto de Renda 2023.