Jornada do Contador: 5 etapas para chegar no topo da montanha e ter sucesso no mercado contábil

July 5, 2019
2
min de leitura
Equipe Nibo
Conheça nossa newsletter

Quer saber quais etapas você precisa trilhar para alcançar o caminho de sucesso do contador? Para te ajudar a prosperar e chegar no topo do mercado contábil, nós criamos a Jornada do Contador, que será apresentada em uma série de vídeos, lançados semanalmente no canal do Nibo no Youtube.

No primeiro episódio, Gabriel Gaspar, CEO aqui do Nibo, apresentou a nossa Jornada do Contador em um Webseminário em que fala sobre as dificuldades enfrentadas e os marcos que os empresários contábeis precisam passar para chegar até o topo da montanha!

Assista ao vídeo:

Clique aqui para se inscrever no nosso canal do Youtube
Clique aqui para seguir o nosso perfil no Instagram

O que é a Jornada do Contador?

As transformações no mercado contábil já vem acontecendo, pouco a pouco, desde 2002, com as alterações no código civil. Mas, foi em 2013, com o início do movimento de contabilidades online – que investem em serviços 100% digitais, mais baratos e mais escaláveis – que os contadores sentiram na pele os perigos que estavam para chegar e a necessidade de iniciar um novo modelo de negócios.

A Jornada do Contador nasceu para ajudar aqueles que estão enfrentando esses riscos, com o objetivo de ser o caminho de sucesso que o contador trilha para sobreviver e prosperar neste cenário.

Enquanto o contador caminha em direção ao Topo da Montanha da jornada, o objetivo final é sair da contabilidade básica, também chamada de nível 1, ou compliance tributário – responsável pelo controle e entrega de obrigações, impostos e outras competências – e começar a investir em serviços com maior valor agregado, do nível 2 – consultorias para melhora do desempenho dos clientes – e nível 3 – assessoria estratégica, oferecendo serviços como planejamento estratégico, sucessório, fusões e aquisições.

As 5 etapas da Jornada do Contador:

Área de risco: é a primeira etapa da escalada da montanha, onde o contador ainda oferece somente serviços de contabilidade básica e ainda não tem processos bem definidos e boas ferramentas para auxiliar no dia a dia.

Pé da montanha: nessa etapa, o contador já percebeu os perigos que estão para chegar no mercado contábil, mas ainda não sabe bem como resolvê-los. Esse é o momento de “arrumar a mochila” com as ferramentas necessárias para iniciar a jornada.

Acampamento base 1: aqui, o contador já começou a oferecer serviços de alto valor agregado, como BPO financeiro, assessoria ou planejamento contábil, por exemplo. Porém, sua receita com essas atividades ainda não é muito expressiva. Além disso, alguns problemas com processos, ferramentas e pessoas ainda precisam ser resolvidos para continuar a escalada.

Acampamento base 2: já nesta etapa, vários dos problemas anteriores já foram resolvidos, mas o contador ainda precisa expandir a carteira de clientes com serviços de alto valor agregado para aumentar a receita.

Topo da montanha: essa é a última etapa da Jornada do Contador, onde o empresário contábil já se tornou referência e está seguro dos perigos da tsunami. É o momento de continuar se atualizando e evoluindo para se manter no topo da montanha.

Artigos Relacionados

Accounting Tech: 10 sinais de que seu escritório precisa se transformar

Descubra os 10 sinais de que seu escritório contábil precisa se tornar uma Accounting Tech. Saiba como identificar gargalos, melhorar processos, automatizar tarefas e oferecer uma experiência mais ágil, clara e consultiva para seus clientes.
Clara Abrantes
2/9/2025
5
min de leitura

De contabilidade tradicional a Accounting Tech: como começar a transformação

Descubra como se tornar uma Accounting Tech e transformar sua contabilidade em um negócio moderno, estratégico e centrado no cliente.
Roberta Rocha
2/9/2025
5
min de leitura

Accounting Tech: Como melhorar a experiência do cliente

Aprenda como o modelo Accounting Tech melhora a experiência do cliente nos escritórios contábeis, oferecendo atendimento ágil, comunicação clara, soluções digitais personalizadas e uma relação de confiança que transforma a percepção de valor.
Clara Abrantes
1/8/2025
4
min de leitura

Imposto de Renda 2025: como contadores devem se preparar

Saiba como os contadores podem se organizar para o Imposto de Renda 2025, evitar erros, otimizar a rotina e atender clientes com eficiência.
Roberta Rocha
10/2/2025
5
min de leitura

Conciliação contábil: tudo que você precisa saber

Saiba como realizar a conciliação contábil de forma eficiente, evitar erros e garantir a precisão dos registros financeiros.
Roberta Rocha
5/2/2025
4
min de leitura

Faça como mais de 440 mil empresas e impulsione a sua gestão financeira com o Nibo

Quero conhecer
Conheça as soluções do Nibo