Modelos de Organograma Empresarial

Modelos de Organograma Empresarial

Explicamos há algumas semanas o que é e para que serve um organograma empresarial. Aproveitando o embalo do tema, vamos hoje mostrar os modelos dos organogramas mais comuns para que você possa escolher e montar o seu, de acordo com a dinâmica da sua empresa.

Organograma Tradicional

O organograma tradicional, como o próprio nome diz, remete à ideia de empresas cujas estruturas seguem uma linha mais tradicional, hierárquica e, de certa forma, rígida.

Nele, quanto maior for a autonomia e a responsabilidade exigida por determinado cargo ou setor, maior será a altura da posição desses no organograma. Essas posições serão representadas por retângulos distribuídos de forma vertical e interligados por linhas que representam tanto a comunicação como a hierarquia entre os diversos cargos e setores, conforme o modelo a seguir.

organograma_tradicional

Como podemos perceber, o Presidente ocupa a posição mais alta do organograma e, a ele, respondem diretamente o Diretor Comercial, o Diretor Administrativo e o de Produção. O mesmo acontece em relação aos Gerentes quanto aos seus respectivos Diretores.

Organograma Circular

Diferente do anterior, ele não tem a preocupação de retratar a estrutura hierarquia da empresa e sugere uma ideia mais colaborativa e participativa entre as diversas áreas que são representadas por círculos concêntricos. Sua autoridade maior encontra-se no seu círculo central.  O organograma circular é o mais usado em instituições modernas onde se quer ressaltar a importância do trabalho de grupo e do contato de clientes com determinados setores da empresa e até mesmo com a direção.
organograma-circular

Esse modelo é caracterizado por economizar espaço e por suavizar a apresentação da estrutura organizacional.

Organograma Matricial

Sua estrutura é bem parecida com a do Organograma Tradicional, porém é usado para representar a estrutura das organizações que não apresentam uma definição clara das unidades funcionais, mas somente dos grupos de trabalhos que podem ser temporários e, por essa característica, oferecem grande flexibilidade estrutural.

 

organograma_matricial

Esse modelo se enquadra melhor em empresas com estrutura dinâmica e mutável e orientação administrativa por projetos, como consultorias, empresas de engenharia, etc.

 Organograma Funcional

Muito utilizado atualmente e bem semelhante ao tradicional, esse modelo, entretanto, representa as relações funcionais e não hierárquicas. É o mais racional de todos os modelos.

 

 organograma_funcional

Organograma Linear de Responsabilidade (OLR)

Diferente da maioria dos modelos, ele apresenta a relação entre os cargos e a execução de suas respectivas atividades. Sua estruturação pode ser bem complexa devido a possível variedade de rotinas existentes em uma empresa, porém, uma vez estabelecido, permite uma análise bem objetiva da estrutura representada. Por sua natureza, esse modelo é mais adequado a empresas de estrutura rígida, formal, onde cada um exerce estritamente o que é de sua responsabilidade e com pouca margem para a criatividade.

 

organograma_linear

Organograma em Barras

Nesse organograma, também representado por retângulos, os cargos são distribuídos com a utilização de barras com tamanhos diretamente proporcionais à importância da autoridade de cada um. É pouco utilizado, uma vez que não permite a visualização das relações entre os órgãos, mas apenas do nível hierárquico (quanto mais alto o cargo, maior será e mais alto estará seu retângulo).

organograma_em_barras

Lembre-se sempre de que estes são apenas desenhos e representações que ajudarão na gestão do seu empreendimento. Tome nota e organize a sua equipe tendo sempre em mente o respeito aos funcionários e a compreensão das particularidades de cada funcionário.

Equipe Nibo

Somos um time de especialistas focados em tornar a sua gestão financeira mais eficiente. Deixe um comentário ou ligue para nós, estamos sempre a postos para ajudá-lo!

5 sinais de que seu funcionário está a ponto de partir Burocracia e Complexidade das Obrigações Tributárias afetam 70% das PMEs

Deixe o seu comentário

  1. como devo fazer o circulo de uma empresa de envazamento de aqua sanitaria. tipo: armazenamento , envaze estoque ou produçao Qual seria a ordem coretra.

  2. sobre o organograma, me ajudou muito para o saber como fazer esquema do mesmo, o que ‘e isso de organograma, e ainda.
    mas queria saber mais so para henriquecer meu trabalho, como saber dos autores destes trabalhos.

  3. gostaria de ter exemplos a organograma funcional em um escritorio de contabiliade, onde existem auxiliares em varuios niveis, setor operacional, depto pessoal, fiscal, motoboys, arquivos enfim para um escritorio de medio para grande porte, inclusive analistas contabeis., no aguardo obrigado.

  4. eu preciso urgente de um MODELO DE ORGANOGRAMA PRA APRESENTAR A UM GRUPO DE INVESTIDORES DO MEU FUTURO ESPAÇO TERAPEUTICO E PODOLOGICO PARA ELES INVESTIREM NESTE NEGOCIO.
    AMEI ESTES MODELOS
    OBS NA TERÇA DIA 5/07 TENHO Q APRESENTAR ISSO PARA SALA DE AULA.
    É UM TRABALHO DA DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO E GESTAÇÃO EM NEGOCIOS
    POR FAVOR ALGUEM ME AJUDA

  5. O cronograma circular é sensacional e achei inovador. Muito bom para a minha empresa, onde eu tenho um sócio e temos especializações diferenciadas sendo sustentados pelo sistema da qualidade. Best FIT ! Obrigado.

Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook