Organograma Empresarial: para que serve?

Organograma Empresarial: para que serve?

Dentro de uma empresa, as atividades propostas devem ser planejadas e organizadas com clareza para que sejam executadas com eficiência. Para tanto, é necessário que se organize uma estrutura hierárquica que represente a planta da organização; que ilustre cada departamento da empresa com suas tarefas e seus respectivos responsáveis, superiores e subordinados. Essa estrutura hierárquica pode ser representada graficamente por uma figura denominada organograma.

O principal objetivo do organograma é fazer com as pessoas de dentro, como as de fora da empresa, entendam, de maneira clara, como as pessoas e atividades se relacionam dentro de determinada empresa. Em outras palavras, o organograma esclarece dúvidas de clientes, parceiros e fornecedores.

Outra função importante do organograma é proporcionar a agilidade na percepção das áreas de negócio. A partir do momento em que se conhecem os responsáveis, assim como os seus departamentos, fica mais fácil entender para onde esses podem crescer e como os colaboradores podem contribuir para tanto. Resumindo, o organograma empresarial ajuda a reconhecer possíveis problemas, da mesma forma que ajuda a desenvolver melhorias para as áreas que as necessitam.

Porém, para que um organograma cumpra seu papel com excelência, é preciso que ele seja claro e flexível. Claro para que represente com fidelidade a estrutura da empresa, sem deixar margem a interpretações errôneas; flexível para que as pessoas não se tornem engessadas dentro de uma hierarquia rígida que muitas vezes pode comprometer a desenvoltura dos departamentos e dos funcionários. Ou seja, um organograma eficiente deve retratar o momento atual da empresa e ser flexível o suficiente para ser alterado de acordo com a necessidade e com as mudanças do dia a dia da empresa.

 

 

Equipe Nibo

Somos um time de especialistas focados em tornar a sua gestão financeira mais eficiente. Deixe um comentário ou ligue para nós, estamos sempre a postos para ajudá-lo!

Aumentando a produtividade e rentabilidade no seu escritório contábil Como Melhorar Seu Ambiente de Trabalho?

Deixe o seu comentário

  1. Meus parabéns primeiramente pelo sistema financeiro fantástico e super útil que vocês desenvolveram em segundo lugar gostaria de elogiar as matérias que são publicadas, são super interessantes e inteligentes e em terceiro gostaria de também elogiar o Gabriel Gaspar, tive a oportunidade e o prazer de assistir uma de suas apresentações no fórum itinerante do CRC de Volta Redonda.
    Cordialmente,
    Jorge Rodrigo

  2. Bom dia! Se pode-se, queria um exemplo de ornograma pronto, da contabilidade de uma empresa. Grata desde já!

  3. Bom dia! Preciso de um exemplo de organograma pronto, de contabilidade
    gostaria de aprender fazer o esquema da organograma empresarial.
    PODERIAM ME AJUDAR?

  4. Ola gostaria de aprender a fazer o esquemas de organigrama empresarial. E financeiro. Será que podem ajudar-me?

Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook