Como Melhorar Seu Ambiente de Trabalho?

Como Melhorar Seu Ambiente de Trabalho?

Muitas pessoas têm trabalhos que aos olhos do mundo parecem divinos!  Elas têm bons salários, regalias, fazem viagens por conta da empresa, se hospedam em hotéis de luxo, mas, pasmem, são extremamente infelizes no trabalho. O motivo exato é uma questão pessoal, cada um sabe onde dói seu calo, mas saibam que o ambiente de trabalho exerce imensa influência sobre a satisfação profissional das pessoas. É praticamente impossível sentir-se feliz, motivado a ir trabalhar, em um ambiente hostil, com colegas pouco receptivos e com gestores inflexíveis.

E, se esse é seu caso, preparamos algumas dicas para que você, gestor ou funcionário, tente melhorar o clima no seu ambiente de trabalho e, quem sabe, volte a sorrir em horário comercial.

 Se você é um gestor:

Incentive o espirito de equipe

Quando existe espirito de equipe em um ambiente de trabalho, as pessoas tendem a ser mais motivadas, abertas e receptivas. Além das extensas horas diárias de trabalho que, por si só, já contribuem para o desenvolvimento de tal espírito, algumas ações podem fortalecer ainda mais os laços entre colegas de trabalho:

-Realização de reuniões diárias que estabelecem as tarefas,   ajudem com as dúvidas, reconheçam trabalhos bem feitos e prestigiem as metas alcançadas;

-Incentivo ao feedback franco e contributivo, até que ele deixe de ser tabu e as pessoas os aceitem com naturalidade e, consequentemente, consigam ajustar-se melhor umas às outras;

-Churrascos, festas, happy hours são sempre ótimas oportunidades para estreitar laços entre equipes;

  • Descreva bem as funções de cada funcionário

É importante que as pessoas saibam o quanto o trabalho delas contribui, tanto para o trabalho de outras pessoas, como para o alcance de resultados e objetivos da empresa. Por esses motivos, descrever funções com clareza faz parte de um bom trabalho de liderança.

Quando as pessoas entendem o processo como um todo, elas têm mais ferramentas para contribuir com novas ideias e, quanto mais conseguem contribuir, mais se sentem motivadas com seus trabalhos.

  • Não seja tão rigoroso com horários

É bem verdade que a flexibilidade de horário não é uma opção para muitas profissões mas muitas funções não só permitem  esta flexibilidade, como podem ser melhor executadas se obedecerem aos horários flexíveis de quem as exerce.

Se uma pessoa rende melhor trabalhando das 3 às 11 da manhã, por que não permiti-la trabalhar nesse horário?  E se ela for do tipo rápida, que não gosta de fazer pausas, nem parar para almoçar, não é melhor permitir que ela vá embora mais cedo, se assim ela rende mais? Se assim ela se sente mais motivada e feliz?

  • Reconheça o mérito de seus funcionários

Nada pior para uma pessoa do que se dedicar com afinco a determinado trabalho e depois ver outra pessoa recebendo gratificações por um trabalho visivelmente inferior ao dela. Além da clara injustiça, isso pode criar estranhamentos dentro da equipe e, o pior de tudo, pode desmotivar o funcionário.

  • Forneça as ferramentas necessárias

De nada adianta uma equipe unida, motivada e feliz, se ela não dispõe de ferramentas para executar seu trabalho ou desenvolver suas ideias. Tente fornecer tudo, ou quase tudo, que seus funcionários acharem necessário para realizarem seus trabalhos com esmero, ainda que isso signifique comprar uma mesa de pingue pongue para uma pausa criativa. Quando as pessoas têm suas necessidades atendidas, elas se sentem respeitadas e se empenham em retribuir a altura.

 Se você não é um gestor:

Aproveite seus dons e habilidades

Se você se sente desmotivado e tem a sensação de que o papel que desempenha não tem a menor importância, busque dentro da própria empresa realizar outra função onde você pode aproveitar melhor seus dons e habilidades. Sinta-se útil e orgulhoso pela sua contribuição.

  • Aceite e compreenda as diferenças

Priorize olhar para as características positivas das pessoas e exercite a capacidade de aceita-las e entende-las como são colocando-se em seus lugares, isso evita desgastes desnecessários.

  • Exercite o afeto e a gentileza com chefes e colegas.

Um sorriso ou um gesto atencioso são  suficientes  para tornar as relações mais amistosas e produtivas.

  • Aprenda com a experiência e diversidade dos colegas

Pessoas de idades distintas, com diferentes formações culturais ou experiências de trabalho, geralmente têm muito a ensinar, ou pelo menos apresentam pontos de vista que você, sozinho, não teria. Aproveite essas oportunidades e aprenda com elas.

  • Equilibre trabalho com família

Não se sobrecarregue de trabalho em detrimento da família. Manter esse equilíbrio é extremamente importante para que o trabalhe não seja crucificado como o grande destruidor da família. Quando isso acontece, passamos a vê-lo de uma maneira negativa e desmotivadora.

 

Exercite essas dicas e mantenha seu ambiente de trabalho mais feliz e produtivo!

 

Equipe Nibo

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  1. Estas dicas são ótimas para acrescentar conhecimentos ao nosso dia-a-dia, e que muitas vezes precisamos de alternativas para tomada de decisões.

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