Algumas dicas para se abrir uma pequena empresa bem-sucedida

Algumas dicas para se abrir uma pequena empresa bem-sucedida

Ter o próprio negócio é sempre uma decisão polêmica. Há sempre os exemplos bem-sucedidos que inspiram e motivam quem cultiva o sonho de ser empresário, de ser dono. Por outro lado, as estatísticas geralmente são desanimadoras. O percentual de fechamento de novas empresas costuma ser bem superior ao de empresas que são bem-sucedidas no mercado.

De acordo com o SEBRAE, 7% das novas empresas fecham por falta de lucro, 20% encerram o negócio por falta de capital e quase 50% dos pequenos empresários do Brasil não sabem precisar se têm lucro ou prejuízo.

Mas afinal, existe um segredo para o sucesso? Ou seria melhor perguntar se existe um erro comum entre todos que não sucedem?

Com base nos dados acima, por exemplo, poderíamos chegar à conclusão de que as empresas fecham por falta de uma gestão adequada dos seus recursos. É verdade que, nem sempre, é tudo culpa da gestão. Fatores externos também podem influenciar negativamente o sucesso de uma empresa. Mas a prática mostra que grande parte dos problemas vem mesmo de deficiências na administração de recursos.

Sendo assim, podemos não ter a solução para controlar fatores externos, mas, para uma boa gestão, temos sugestões bem legais que, se levadas a sério, podem ajudar bastante a evitar que sua pequena empresa quebre no primeiro ano de funcionamento. Melhor que isso, podem ajudar bastante a fazer com que você abra uma empresa muito bem-sucedida no mercado.

Vamos às sugestões?

 

Tenha capacidade de adaptação e flexibilidade para mudanças.

Antes de abrir seu negócio, efetivamente, pense em todos os passos que deve dar para adaptar sua ideia ao mercado. Com frequência, você vai descobrir que será necessário mudar o rumo das coisas, do que foi inicialmente planejado. Para isso, será fundamental ter flexibilidade para mudanças e, claro, muita capacidade de adaptação.

Não foram poucas as empresas, inclusive já consolidadas no mercado, que simplesmente desapareceram porque não souberam perceber, nem se adaptar às mudanças do mercado. E se isso acontece com empresas que já estão estabilizadas, facilmente também poderá acontecer com a sua pequena empresa, se você não for flexível o bastante para entender o dinamismo do mercado. Portanto, jamais foque em um objetivo exclusivo se ele não for previamente planejado, estudado e adaptável aos movimentos e tendências externas.

 

Saiba que você terá que delegar

Aceite que você não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, ainda que esse seja seu desejo, eu sei! Clientes para atender, pessoas para gerenciar, folha de pagamento, planejamento de negócios, enfim, quando se está começando, é até necessário que sejamos um pouco onipresentes mesmo. Mas na medida em que a sua pequena empresa for crescendo e os negócios se desenvolvendo, vai te faltar tempo para dar conta de tudo sozinho. Nesse momento, você começará a trabalhar além da sua capacidade e, consequentemente, seu rendimento já não será o mesmo. E esse será o momento crucial, será a hora de saber delegar tarefas.

Se você insistir em dar conta de tudo sozinho, pode acabar comprometendo a qualidade dos serviços que presta e, em última instância, isso atingirá quem você mais deveria proteger, seus clientes. Portanto, não resista. Pode ser tentador estar a par de tudo que acontece na sua pequena empresa, mas, entenda que entre estar a par e ser responsável por tudo que acontece nela, existe uma palavra chave: delegar!

Pequenas empresas também funcionam bem quando dirigidas por equipes. Então, escolha pessoas talentosas e não hesite em torná-las responsáveis por departamentos específicos. Cogite também investir em tecnologia, se for o caso. Há muitas ferramentas online que ajudam na gestão e na organização de empresas, e que poderão economizar parte considerável do seu tempo.

 

Faça da lista de afazeres um hábito

Definir como as tarefas serão feitas e quando elas são feitas é de extrema importância, porém, de nada isso adianta se sua lista de afazeres não for ser habitualmente consultada. Sendo assim, antes de organizar qualquer calendário ou agenda, você deve ter em mente que fará deles um hábito, parte da sua rotina de trabalho.

Depois de internalizada essa rotina, o ideal é que você customize seus calendários com base nas demandas de cada semana, sejam essas demandas rotineiras ou eventuais. Para o que for rotineiro, crie tarefas gerais e recorrentes, que contribuam para as metas específicas da empresa. Se sua empresa for de marketing, reserve as “quartas para as redes sociais” e as “quintas para postar no seu site”, por exemplo. Estruturas ativadas em cima de hábitos, de forma contínua e consistente, se tornam mais produtivas, ajudam a manter a organização interna e a focar no crescimento da empresa.

Quanto às tarefas que fogem da rotina, dê a elas o destaque necessário para que não sejam esquecidas. Anote-as com cores chamativas ou crie alertas específicos para que não sejam condenadas ao esquecimento.

 

Estimule updates periódicos e prestação de contas entre os departamentos

É muito importante que todas as ações tomadas estejam alinhadas ao objetivo principal da empresa, mas, para isso, será fundamental que os departamentos se comuniquem. Quando o ambiente de trabalho de uma pequena empresa é projetado e desenvolvido dentro desse ambiente de troca de informações e prestação de contas, é muito mais provável que ele prospere.

Às vezes, temos a falsa impressão de que estamos por dentro de tudo e de que conhecemos todas as necessidades da nossa empresa, principalmente quando ela é pequena. Entretanto, sozinhos, fica muito mais difícil ter a mesma visão externa e a mesma clareza que se tem ao ouvir outras opiniões. Logo, estabelecer uma rotina de prestação de contas e updates periódicos irá assegurar que toda a empresa esteja alinhada em todos os momentos.

Portanto, procure agendar sessões semanais, tanto para updates, como para prestação de contas dos departamentos. Isso ajudará a garantir o alinhamento da empresa, definirá responsabilidades e, por fim, ajudará a aumentar a produtividade geral.

 

Saiba priorizar o importante e adiar o desgastante

Abrir uma empresa pode e vai te consumir tempo. Com frequência, a linha entre a vida pessoal e o trabalho será quase inexistente e, qualquer tarefa, por menor que seja, poderá ser um tormento na sua vida. Aí você já sabe, né? Estresse, cansaço, rendimento baixo, queda na qualidade de serviços… E cresce a bola de neve! Para evitar essa situação, é muito importante que você aprenda a priorizar o que for realmente importante. Fora isso, você também deve conseguir desapegar-se da ideia de ter que resolver tudo, sempre. É muito comum que os novos empreendedores se apeguem demais às questões relacionadas à empresa e tenham dificuldade de identificar o que não tem tanta importância. Um bom exercício para superar tamanho “apego” é perguntar-se sobre o benefício que determinada tarefa vai trazer para a empresa. Quanto tempo vou gastar, quanto trabalho vou ter e qual o benefício terei realizando essa tarefa agora? As respostas certamente te indicarão a prioridade que cada tarefa tem.

Outra boa dica é pensar na ordem de realização das tarefas, principalmente quando estamos sob intenso estresse ou extremamente atarefados. É fundamental não sair fazendo tudo de maneira aleatória. Isso porque, nesses momentos mais agitados, devemos começar pelo que for mais leve, pelo que não for tomar tanto do nosso tempo e, além disso, nos faça ter a sensação de estar produzindo. Uma sugestão é que você comece respondendo e-mails curtos ou fazendo ligações importantes e rápidas. É crucial saber manter o equilíbrio entre as atividades demoradas e as rápidas para evitar desgastes desnecessários com questões demoradas e, às vezes, nem tão importantes.

A grande vantagem de se estabelecer esse critério de “ordem de realização de tarefas” é que você vai acabar aprendendo a realizar primeiro o que for, de fato, importante para a empresa. Dessa forma, seu trabalho será muito mais eficiente e, consequentemente, mais produtivo. Isso sem falar do estresse gratuito de que você vai se poupar…

Aproveite que as dicas são simples e adote-as todas, o quanto antes. Seja flexível, adapte-se, delegue, crie rotinas, incentive updates, saiba priorizar e tenha uma empresa de sucesso!

Equipe Nibo

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