SPED Contábil: contador, fique atento a essa obrigação

SPED Contábil: contador, fique atento a essa obrigação

Amigo contador, falta muito pouco para o prazo final da entrega do SPED Contábil — 31 de maio. Você está preparado?

Sabemos que o SPED Contábil é uma das obrigações que mais assustam os empresários contábeis no Brasil. A não entrega da declaração pode prejudicar terrivelmente uma empresa, que, além de ter que pagar multas altíssimas, poderia ficar inapta para negociações.

Mas você sabia que esta obrigação também pode te ajudar profissionalmente, inclusive na hora de entregar mais valor ao seu cliente ou otimizar os processos de seu escritório? Por mais trabalhoso que seja fazer a declaração corretamente, o SPED Contábil pode ser uma porta de oportunidades para você e sua empresa.

Quer saber como? Explicamos melhor para você.

 

Um novo perfil de contador: o consultor contábil

O SPED Contábil é a consolidação de toda atividade contábil de uma empresa em um ano. É o documento que contém toda a movimentação contábil, ou seja, todas as informações necessárias para entender a “saúde” da empresa, saber se ela está se saindo bem no mercado ou se existem problemas a serem solucionados.

E é aí que entra o contador. Hoje em dia, o profissional da contabilidade não pode mais se limitar aos serviços operacionais que a área demanda; é preciso ir além. O mercado contábil está cada vez mais exigente e busca por contadores que, além de fazer a escrituração dos livros fiscais e a emissão de guias de recolhimento, saibam também pensar de forma estratégica.

Nasce, então, um novo perfil de contador, mais conectado às necessidades reais do cliente e, por conseguinte, ainda mais essencial para o crescimento de uma empresa e sua consolidação no mercado. Dentro dessa nova dinâmica presente na contabilidade, com a criação de novas obrigações e o desenvolvimento de tecnologias, a consultoria contábil se torna fundamental.

 

Entregue mais valor ao seu cliente e cresça no mercado contábil

Hoje, a Receita Federal enxerga o empresário contábil como corresponsável pela não entrega das obrigações ou pelo fornecimento de informações errôneas. Isso porque o papel do profissional é também o de auxiliar o cliente em relação a todos os dados que devem ser apresentados à fiscalização.

Por isso a consultoria contábil especializada é tão importante. O trabalho do consultor contábil é auxiliar o cliente a informar corretamente todas as informações exigidas pelo Fisco para que não ocorra nenhum problema com seus negócios e ele acabe sendo prejudicado de forma irremediável.

Tendo acesso a essas informações, o consultor, então, se encontra capaz de dar um melhor direcionamento ao cliente e guiá-lo em diversos trâmites de sua empresa. Com todo o conhecimento adquirido, o contador se vê capaz de abrir caminhos, dando opções sobre as melhores estratégias a fim de beneficiar cada vez mais o cliente. Ele pode, inclusive, dar sugestões sobre o melhor modo de economizar dinheiro e como proceder frente a diversos desafios.

O cliente, então, enxerga o contador como um ponto de referência e de conhecimento, e o relacionamento entre ambos é fortalecido pela confiança que nutrem um pelo outro. A partir daí, o consultor contábil ganha consciência que seu trabalho não se resume apenas a realizar os mesmos processos operacionais de sempre e entende a responsabilidade e o poder que tem em relação ao cliente.

Ao final, os erros que acabam surgindo na declaração do SPED Contábil são eliminados e o valor entregue ao cliente é muito maior, resultando em um maior ganho financeiro e profissional para o contador.

 

Tecnologia a serviço da contabilidade

Outro benefício em relação à aplicação do SPED Contábil no cotidiano do empresário contábil é a redução significativa de papel, pois a declaração e todas as informações que devem constar nela passam a ser transmitidas digitalmente. De forma bem rápida e precisa, o Fisco acaba tendo acesso a todos os dados dos quais precisa. Afinal, está tudo online.

Com uma menor necessidade de papel, os gastos da empresa de contabilidade também diminuem. Não é preciso mais investir tanto dinheiro em material físico e nem mesmo pagar o motoboy para entregar os livros fiscais ou acertar alguma conta.

Além disso, o tempo empregado em ações que demandam o uso do papel — como a própria impressão ou aquisição do material — poderá ser usado de forma mais consciente, como em atividades de consultoria e planejamento estratégico.

Imagine encontrar algum erro no livro físico e precisar redigir e imprimir tudo de novo? Tempo e dinheiro desperdiçados.

 

Como o NIBO ajuda o contador no SPED Contábil?

Usar ferramentas como o NIBO é essencial na hora de garantir o controle sobre suas informações e entregar tudo com mais segurança e eficiência para o cliente. O NIBO importa o extrato automaticamente ou as informações em Excel (que vieram do ERP do cliente) e faz o lançamento das informações de pagamentos e recebimentos, otimizando o processo contábil e economizando o gasto de papel, já que é um sistema online.

Todas as informações estão na base da ferramenta e o contador pode acessá-las sempre que precisar, dessa forma interagindo com o cliente com a rapidez necessária e gerando mais valor com o próprio trabalho. Toda essa facilidade proporcionada pela plataforma contribui inclusive na hora de ajudar o cliente de maneira estratégica, possibilitando uma melhor consultoria contábil.

 

Conclusão

O SPED Contábil não surgiu para atrapalhar a vida do empresário contábil ou prejudicá-lo em relação à Receita Federal. A obrigação, na verdade, veio para otimizar o trabalho do profissional e ajudá-lo a organizar todas as informações exigidas pela fiscalização.

O que acaba gerando apreensão no contador é a cobrança em cima da entrega da declaração e como ele pode ser prejudicado caso isso não aconteça. As consequências são severas, é claro, mas é importante entender que elas existem para que não haja nenhum tipo de sonegação. O segredo, então, é manter-se atento a todos os prazos do SPED e estar em dia com a contabilidade do cliente.

Uma dica também é aproveitar a oportunidade para melhorar seu relacionamento com o cliente e entregar mais valor a ele. Invista — e acredite — na tecnologia e se aproxime de seu cliente, ajudando-o estrategicamente em seus negócios e aconselhando-o quando for preciso. O resultado só te trará benefícios.

Boa sorte!

 

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Mariana Miranda

Mineira, flamenguista, apaixonada pelo Rio de Janeiro e agora morando na cidade maravilhosa. Se formou em Administração pelo Instituto Vianna Júnior, com certificação da Fundação Getúlio Vargas, em Juiz de Fora - MG. Se mudou para Rio de Janeiro para fazer mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica com foco em Marketing. Atualmente é Coordenadora de Marketing no NIBO.

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