Uma pesquisa realizada pelo Nibo ouviu cerca de 300 gestores de Pequenas e Médias Empresas e aponta que 21% das empresas e pessoas que utilizam planilha de contas a pagar do Excel não sabem quanto devem pagar nos próximos meses.
Vamos repetir: aproximadamente 1/4 das empresas que organizam sua gestão financeira em planilhas não tem informações precisas sobre seus compromissos financeiros. Este é um claro indicativo de que os sócios destas empresas precisam ter máxima atenção para garantir a viabilidade de seus empreendimentos nos próximos meses. Você se encontra neste cenário? Esteja atento e veja como é possível mudar esta situação!
Vamos enumerar apenas algumas das desvantagens ao utilizar planilhas financeiras: não há alertas sobre “contas a pagar” nem sobre “contas a receber”; não é possível acessá-las de qualquer lugar em versões atualizadas; não é possível emitir boletos bancários nem integrá-las aos relatórios e seu sistema contábil. Agora reflita sobre a eficiência da sua gestão financeira se ela estiver atrelada a estes problemas. Com esses motivos você deve já deve estar desconfiado que elas definitivamente não são a melhor opção para finanças eficientes.
Vamos nos atentar apenas aos problemas que uma planilha de contas a pagar podem trazer para o gestor do negócio? Os gestores e sócios de uma empresa precisam acompanhar de perto este indicador para que possam agir com antecedência. Em caso de crises o tempo será o seu principal aliado para negociar empréstimos, renegociações de dívidas ou ainda aportes de capital.
Não é possível um planejamento a médio ou longo prazo sem que os consolidados de contas a pagar e contas a receber estejam extremamente claros e prontos para uma análise rápida. Você deve escolher uma ferramenta com interface fácil, que organize documentos e seja acessível a todos os colaboradores envolvidos. Mate hoje mesmo a sua planilha de contas a pagar e siga livre para encontrar clareza na sua gestão financeira!