Home office para contabilidade: como o modelo chegou para reestruturar as formas de trabalho

Home office para contabilidade: como o modelo chegou para reestruturar as formas de trabalho

Home office entendendo esse modelo de trabalho. From: Unsplash.

 

5 minutos de leitura

Os últimos dois anos aceleraram mudanças na rotina de trabalho de muitas pessoas. Várias contabilidades adotaram o home office, ou trabalho remoto, e com ele diversas questões surgiram, como por exemplo a melhor forma de  gerenciar as entregas contábeis à distância. Dentro desse panorama, vamos entender um pouco melhor as vantagens e desvantagens do modelo.

O que é trabalho remoto?

 

O trabalho remoto ou home office é a possibilidade de trabalhar sem estar fisicamente em um local específico, basta estar conectado há algum dispositivo e conseguir desenvolver suas funções como colaborador. Esse modelo ganhou força com a necessidade de isolamento social durante a pandemia. 

Gabriel Gaspar, CEO do Nibo, e os contadores Diego Gonçalves e Edinaldo Moreira, que adotaram esse modelo de trabalho, falaram sobre esse tema e contaram dicas interessantes. Neste webseminário, eles falam sobre a importância em focar em estratégias abrangentes que não apenas visam o retorno econômico.

Assista ao webinar:


Gestão de pessoas no home office

Falando sobre estratégias, temos que compreender que esse modelo exige um pouco mais de autonomia do colaborador da sua empresa contábil. Como o contador Edinaldo Moreira ressalta no webseminário, é impossível controlar cada atividade à distância e nem deveríamos ter essa intenção. É preciso autonomia, compromisso e propósito dentro de cada colaborador, assim ele não apenas será guiado pela sua remuneração, mas também pelo que ele acredita e se sente capaz de desenvolver.

Para quem está à frente de uma equipe é preciso um constante diálogo e acompanhamento das tarefas. Atividades rotineiras, como reuniões semanais e atualização diária das obrigações garantem que todos estejam alinhados e seguindo de acordo com o planejamento. O Slack e o Google meet são ferramentas que ajudam a comunicação.

Muitos gestores apontam como a realização das demandas está se colocando como prioridade em relação ao cumprimento das horas fixas de trabalho, isso porque com a distância é mais difícil ter um controle sobre o tempo de cada funcionário. 

Se você deseja implementar esse modelo, deve ter uma certa confiança no trabalho que a pessoa pode desempenhar e em sua capacidade de autogestão.

Tecnologia facilitando a comunicação e produtividade

 

A tecnologia é essencial para o trabalho remoto tanto na definição das funções a serem desempenhadas à distância, como na forma como o gestor irá trabalhar junto ao funcionário. Essa transição exige uma dose extra de atenção para que as entregas permaneçam dentro do prazo e realizadas com qualidade. 

Mas a tecnologia facilita bastante alguns pontos importantes para contabilidades como:

1. acompanhar remotamente o status das obrigações

2. manter documentos armazenados em nuvem com segurança e acesso rápido;

3. automatizar processos repetitivos;

Existem diversas ferramentas disponíveis, para cada tamanho e tipo de negócio. Para controlar a sua rotina é possível usar ferramentas como o Nibo Obrigações Plus que organiza seu calendário evitando atrasos. Uma vantagem dessa agilidade na execução é evitar o pagamento de multas, um dos problemas mais comuns em empresas contábeis.

Ao pensar como a tecnologia vai se encaixar no seu dia a dia é importante incluir os clientes. A comunicação online pode perder um pouco do fator humano e algumas informações podem ficar perdidas. Por isso, ter um canal específico como WhatsApp Business para priorizar é mais assertivo, garantindo que as mensagens não se percam nas diversas plataformas.

Ao colocar todas as ferramentas como facilitadores é possível expandir seus serviços e oferecer consultorias, focar na expertise sobre negócios, investimentos e BPO financeiro que valorizam muito os profissionais contábeis perante o mercado como um todo.

Bem-estar dos colaboradores da contabilidade

 

A opção de trabalhar remotamente tem alguns atrativos para quem busca melhor qualidade de vida, como a possibilidade de estar mais presente na vida de familiares, escolher o local onde quer morar ou apenas evitar o transporte lotado, diminuindo o estresse do trânsito. E é uma possibilidade de trazer mais diversidade para a empresa, buscando talentos de outras localidades

Essa flexibilidade favorece também a realização de alguns objetivos pessoais sem ter que deixar o emprego. A conciliação entre os dois mundos apresenta desafios, como conexões instáveis e até mesmo pouca socialização entre as equipes. Mas existem agora diversas formas de melhorar a interação online como jogos online, redes sociais e criação de grupos de interesse. 

O fato é que a saúde das pessoas é cada vez mais uma preocupação das empresas e, por mais que a tecnologia esteja intermediando cada atividade, a empresa é composta pelas pessoas e como elas se sentem afeta a produtividade e criatividade.

O desafio é organizar as rotinas para que seja confortável e produtiva aos gestores e colaboradores. Colocando essas vantagens para discussão, é imprescindível pensar a curto e longo prazo. Pensando nas possibilidades que se favorecem e que se opõem a essa decisão de modelo.

 

 

 

BPO Financeiro: como definir o preço do seu serviço

Deixe o seu comentário

    Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook