Home office: como preparar a sua empresa contábil

Home office: como preparar a sua empresa contábil

Sua empresa adotou o home office (trabalho remoto), durante o período de pandemia do novo coronavírus? Muitos contadores tiveram que agir rápido para mudar toda a estrutura física do escritório para online e preservar a sua saúde e dos seus colaboradores.

Gabriel Gaspar, CEO do Nibo, conversou sobre o assunto com os contadores Diego Gonçalves, da New Holder e Fica Tranquilo Contabilidade, Álvaro Castro, da AEC.Rio Contabilidade, Sérvulo Mendonça, do Grupo Epicus, e Deolindo Oliveira, da Acedata Contabilidade.

Assista ao vídeo:

A tecnologia precisa ser sua melhor amiga

Para os contadores convidados, investir em algumas ferramentas digitais foi o passo mais importante para conseguir se adaptar à nova realidade. O primeiro e maior desafio veio pelo uso de servidor físico. Nesse caso, a dica do Deolindo Oliveira é investir em softwares de acesso remoto.

“A gente instalou o AnyDesk, que é um software de acesso remoto, e colocou o acesso no notebook de todos que iam utilizar o servidor. Pronto: já estava configurado o nosso maior desafio”, explicou Deolindo.

Além do servidor, é importante também investir em outras ferramentas que vão auxiliar na rotina da sua empresa. Vale incluir na sua lista plataformas que ajudem na comunicação da sua equipe, como Skype, Slack ou Google Meet, que vão contribuir tanto para reuniões com vídeochamada como para mensagens rápidas no dia a dia.

Outra dica é investir em ferramentas de controle de tarefas, que vão te ajudar a ter uma visibilidade melhor das entregas do seu time, além de enxergar o que está pendente e o que você precisa dar uma atenção maior.

O time precisará de adaptações para o home office

Para algumas equipes, o trabalho remoto já era uma realidade, mas para outras foi uma novidade que precisou de uma rápida adaptação. Se você faz parte do segundo grupo, a dica principal é entender as necessidades e dificuldades que os seus colaboradores podem encontrar nesse caminho.

O primeiro passo é descobrir se todos da sua equipe possuem uma boa estrutura para trabalhar em casa. Se a resposta for negativa, vale disponibilizar para eles algumas ferramentas como notebooks e cadeiras, por exemplo. Além disso, o período de pandemia pode trazer novas dificuldades e inquietações para as pessoas do time, por isso uma dica é criar treinamentos sobre as ferramentas adotadas e fazer rodas de conversas para ajudar nos desafios individuais.

Marketing Inbound: saiba como atrair e reter clientes para sua empresa de contabilidade Como gerenciar as entregas da sua empresa contábil à distância

Deixe o seu comentário

    Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook