Terceirização de serviços: pesquisa aponta que mercado de BPO pode crescer em US$40,16 bilhões até 2025

Terceirização de serviços: pesquisa aponta que mercado de BPO pode crescer em US$40,16 bilhões até 2025

O mercado de BPO (ou terceirização de serviços) vem crescendo em todo mundo e ganhando cada vez mais força no Brasil nos últimos anos. Uma pesquisa global da Technavio publicada em 2021 analisa que a participação de mercado do BPO pode aumentar em US$40,16 bilhões, com potencial de crescimento acelerado em um CAGR de 4% até 2025. Além disso, ocupamos a quinta posição no ranking de indústrias de terceirização, conforme estudo divulgado também em 2021, pela A.T Kearney Global Services Location. 

Entre as principais tendências deste mercado temos o BPO Financeiro, que tem o objetivo tornar a gestão financeira de empresas de diversos segmentos mais eficiente. Conheça mais sobre o assunto. 

O que os dados revelam sobre o BPO Financeiro 

Acompanhando as expectativas globais do mercado de terceirização, podemos observar o crescimento do segmento de BPO Financeiro no Brasil, considerado como uma alternativa estratégica para pequenas e médias empresas que precisam cortar gastos e otimizar o financeiro. Tal comportamento pode ser observado devido aos reflexos da situação econômica pós Covid-19 nos negócios, alta da inflação e do dólar. 

Além disso, de acordo com os últimos dados divulgados pelo IBGE, 48% das empresas brasileiras fecham em até três anos devido a má gestão financeira, o que comprova a necessidade dos empresários buscarem meios para cuidar das finanças de forma eficiente. 

Com essa alta na demanda, a terceirização de serviços financeiros vêm atraindo cada vez mais o interesse de financistas e escritórios de contabilidade, que buscam novas formas de expandir a receita e agregar valor ao cliente final. 

Motivações para o desenvolvimento desse mercado 

Para Sergio Postarek, CTO e fundador do Nibo, a terceirização de processos financeiros traz vantagens importantes para organizações de diversos segmentos e tamanhos. “É uma forma muito eficiente para as empresas reduzirem custos e ao mesmo tempo receberem uma consultoria especializada em finanças, garantindo alta performance e liberando tempo para focar exclusivamente em seus negócios”, explica o empresário. 

Outro fator que apoia o crescimento do mercado é o destaque na automação de processos. O surgimento de tecnologias, como armazenamento de dados na nuvem e inteligência artificial (IA), criaram novas oportunidades para os empresários de BPO Financeiro, gerando fluxos de trabalho mais inteligentes, automatização de tarefas manuais e a possibilidade de ampliação do negócio. Como é o caso do Nibo, que acaba de lançar a plataforma Nibo BPO, uma ferramenta exclusiva para contadores e consultores que atuam nesse segmento. 

Nibo BPO: proposta da plataforma e vantagens 

O Nibo BPO é a solução ideal para contadores e consultores financeiros que prestam serviços de BPO Financeiro. Com recursos de gestão financeira, automação e gerenciamento de rotinas, a plataforma garante a centralização de processos, redução de erros e tarefas manuais na operação. 

Para prestar serviços de BPO Financeiro, em muitos casos o profissional utiliza duas ou mais ferramentas, que além de não se relacionarem entre si, ocasionam o conflito de informações e maiores chances de erros humanos. Foi justamente esse cenário que levou a equipe Nibo a desenvolver uma ferramenta capaz de aumentar o nível de automação, garantir mais transparência na prestação do serviço e crescimento da operação. 

“O Nibo sempre foi uma das soluções preferidas dos profissionais que oferecem serviço de BPO Financeiro, por ser ao mesmo tempo simples e completa. No entanto, muitas das rotinas do dia a dia desse profissional ainda são muito manuais e repetitivas, limitando a quantidade de clientes que podem ser atendidos. Foi justamente esse cenário que nos levou a criar soluções que permitissem o ganho de escala sem perda de qualidade, o que só é possível com um elevado grau de integração e automação de processos”, conta Sergio Postarek. 

Ou seja, para garantir assertividade e escalabilidade na prestação do serviço de BPO Financeiro, aproveitando a tendência de crescimento do mercado, além do papel consultivo, é essencial investir em automatização. “É uma grande evolução dentro do mercado. Na parte de triagem documental a gente tem mais facilidade. Eu gosto muito porque é bem clara, objetiva e didática. A forma de fazer os lançamentos é bem simples e tem uma linguagem fácil de entender. A maior parte da minha base de clientes está no Nibo hoje”, pontua Eliandro Prado, CEO da OmegaPrice, sobre o uso da plataforma Nibo BPO.

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