BPO Financeiro: saiba tudo sobre esta tendência e como começar na sua empresa

BPO Financeiro: saiba tudo sobre esta tendência e como começar na sua empresa
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Saiba o que é BPO Financeiro e como começar na sua empresa

O BPO Financeiro, que em inglês significa Business Process Outsourcing, surgiu a partir do anseio de empresas pela otimização de tempo e geração de mais produtividade, que fez também crescer de maneira instantânea a busca por alternativas e profissionais com especialização, que possam auxiliá-los da melhor forma possível. Ficou interessado em saber mais sobre essa tendência? Então é só continuar a leitura para entender tudo sobre esse universo do BPO Financeiro, como começar na sua empresa e os principais benefícios.

Você já ouviu falar sobre BPO financeiro?

Este é um serviço de alto valor agregado que pode ser incorporado por empresas de qualquer porte para auxiliá-las a impulsionar o seu crescimento. Ele assume um papel estratégico de apoio na gestão financeira, ajudando a estreitar e melhorar os índices das empresas, desmistificando e ensinando sobre estes aspectos financeiros que muitas vezes são grandes obstáculos para a gestão de negócios, mas que são extremamente relevantes para a sobrevivência das empresas.

Em suma, essa ferramenta é uma grande oportunidade para contadores de trazer benefícios para seus clientes, como a melhor gestão financeira e da produtividade, por exemplo.

Afinal, o que é BPO financeiro?

A sigla em inglês BPO, na sua tradução literal, representa a terceirização dos processos de negócio. Logo, quando nos referimos ao BPO Financeiro estamos tratando de uma empresa terceirizada que se responsabiliza por todos, ou apenas por alguns, processos financeiros de uma organização. Ou seja, os cuidados com a parte financeira e tudo que a envolve, as rotinas tributárias e financeiras e até a própria integração da contabilidade e lançamentos de contas a receber e a pagar.

A adoção e implementação do BPO Financeiro é personalizado conforme a especialidade da empresa contratada e as demandas do momento da empresa contratante, já que os profissionais individuais ou a empresa realizarão de forma autônoma as atividades que antes seriam exercidas por todo um setor ou departamento. Desta forma, o BPO garante a dedicação total de esforços da empresa em seu core business.

Esses profissionais trazem com toda sua expertise uma nova visão para os negócios, com novos caminhos e possibilidades de expansão e diversificação para o crescimento, baseados em análises macro e KPIs financeiros que trazem um novo horizonte às implementações de estratégias.

As empresas de BPO buscam criar modelos personalizados para a estrutura, procedimentos e tecnologias, de acordo com a realidade e a demanda de cada empresa, com o foco principal na otimização de processos, minimização de erros e custos e ter maior transparência de informações das áreas contábil e financeira.

Entre as atividades exercidas pelos profissionais de BPO Financeiro, temos gestão do fluxo de caixa, emissão de notas fiscais e de cobranças, geração de relatórios com KPIs financeiros para guiar as tomadas de decisões, controle de contas a receber e a pagar, auditoria financeira, gestão de documentação e auxílio na montagem do orçamento empresarial baseado na análise dos indicadores do panorama financeiro, contábil e fiscal da empresa.

Qual é a diferença entre BPO financeiro, assessoria financeira e consultoria

Estes conceitos podem parecer um pouco difíceis de diferenciar e geram uma série de dúvidas. Então vamos explicar o papel de cada um desses serviços para os negócios e o impacto provocado por cada um deles.

Assessoria financeira

Na assessoria, um profissional será contratado para contribuir com sua experiência e conhecimento, executando algumas tarefas de análise, dando dicas e um suporte para auxiliar nas tomadas de decisões, sugerindo o que a equipe da empresa precisará realizar para atingir melhores resultados.
Essa assistência mais técnica normalmente acompanha a execução e implementação de algum projeto específico da organização, mas não se mantém a longo prazo, e não possui poder sobre a tomada de decisão em si, mas sim apenas na orientação com uma atuação um pouco mais pontual.

Consultoria

A consultoria também analisa o cenário e os resultados atuais da empresa, mas mantém um papel mais consultivo, apenas indicando e sugerindo o que poderia ser feito pelos profissionais que já fazem parte da empresa. Logo, o consultor não irá executar as atividades propostas para auxiliar a empresa, mas sim apenas desenhar um plano personalizado para o momento vivido pela organização, aconselhando com propostas e soluções aprimoradas e válidas.

BPO financeiro

Já no BPO financeiro a empresa terceiriza o modelo de negócio e os processos, parcial ou completamente, deixando a responsabilidade da área sobre a empresa contratada, fazendo as tarefas relevantes da maneira mais assertiva e eficiente possível, com profissionais específicos com toda expertise necessária para reduzir custos e aumentar a produtividade das empresas. Seria a versão mais completa que engloba as atividades de assessoria e consultoria financeira.

Quais as vantagens do BPO financeiro?

Para ter ainda mais certeza se o BPO funcionaria no seu escritório contábil, listamos abaixo uma série de vantagens que podem te levar a apostar nesta terceirização, ou pelo menos começar a pensar nela como uma alternativa promissora.

A implementação da ferramenta traz maior aprofundamento e domínio de conhecimentos sobre o assunto. Isso auxilia também a construir análises mais precisas e profundas sobre as necessidades de cada negócio, com mais expertise e eficiência nos processos.

O foco maior e uma gestão mais eficiente trazem também um novo posicionamento para os escritórios frente a seus consumidores, já que repassa uma maior autoridade e credibilidade, fazendo com que seja possível agregar mais valor aos produtos e serviços que a empresa oferece.

Com clientes mais satisfeitos e uma experiência mais completa de colaboração entre escritório e empresa, é mais fácil encantar e fidelizar seus clientes, que além de permanecerem consumindo seu serviço fornecido, também influenciam outras pessoas a conhecerem e trabalharem com você.

Com este novo serviço incorporado no portfólio do seu escritório contábil, há uma nova frente de ‘produto’ com valor agregado e alta demanda, atrativo para novos consumidores, trazendo assim um maior rendimento ao escritório.

Para deixar ainda mais claro, separamos os principais benefícios para você e seu cliente. Confira:

Vantagens para a contabilidade
• Maior valor agregado para os serviços prestados;
• Crescimento dos rendimentos;
• Aumento da segurança financeira;
• Mais eficiência e expertise nos processos;
• Posicionamento como autoridade e referência nos nichos contábil e financeiro.

Vantagens para os clientes
• Auxílio nas tomadas de decisões mais assertivas;
• Redução de gastos;
• Maior previsibilidade e percepção macro sobre o negócio para a gestão;
• Aumento da segurança financeira;
• Crescimento da produtividade.

Quando o BPO Financeiro é indicado?

Este serviço é indicado principalmente quando a empresa enxerga alguma necessidade não atendida ou uma certa dificuldade de gestão em alguns aspectos da empresa. Neste caso, ela auxilia as empresas justamente na garantia da sobrevivência da empresa e do cumprimento das obrigações financeiras.

Estes profissionais responsáveis pelo BPO assumem, total ou parcialmente, diversas atividades nas empresas contratantes como controle de contas, demonstrações financeiras, análises macro de KPIs e projeção orçamentária, ajudando também a diminuir o acúmulo de funções e permitindo que os colaboradores possam se dedicar melhor às suas atividades principais.

Em momentos de crise, a adoção dessa tendência de mercado pode ser essencial para manter as empresas em pleno funcionamento e até expandir a visão dos gestores sobre estratégias, melhores tomadas de decisão, diminuição de burocracias e readequação das rotinas da empresa. As escolhas mais assertivas para o planejamento, baseado na realidade da companhia, e a expertise destes profissionais apontando possíveis erros e propondo soluções reais pode levar a potencialização de resultados.

Na prática: o que faz um profissional de BPO Financeiro?

Em suma, o BPO pode ser responsável por diversas atividades da empresa como por exemplo o controle de lançamentos de entradas e saídas, emissão de notas fiscais, pagamentos, faturamentos, gestão de indicadores financeiros, conciliações bancárias e administração do fluxo de caixa e acompanhamento tributário e fiscal, sempre com foco na potencialização das rotinas financeiras, tornando o trabalho dos colaboradores mais eficiente e ainda reduzindo custos.
Entre uma das principais responsabilidades temos a gestão estratégica de indicadores financeiros com a terceirização da revisão e análise de KPIs com toda expertise dos profissionais especializados, e insights do mercado para auxiliar na melhor tomada de decisão com uma visão macro e sobre sugestões de alavancagem da otimização do core business da empresa e da viabilidade da sobrevivência da empresa.

Outra atividade essencial para as empresas, e que pode ser realizada pelos especialistas em BPO, é o acompanhamento contínuo dos lançamentos de entradas e saídas da organização por meio da administração do fluxo de caixa, com foco nos resultados e abrindo mais possibilidade de análise mais efetiva sobre o retorno financeiro e sobre os resultados da empresa.

Mercado de BPO Financeiro no Brasil e no mundo

Sendo uma tendência mundial, o BPO financeiro vem ganhando cada vez mais destaque no mundo business. O recente relatório Global Finance and Accounting Outsourcing Industry, do Market Report, publicado em outubro de 2022, sugere projeções muito otimistas para este mercado, que indicam um crescimento de cerca de 4,9% ao ano, nos próximos três anos, podendo atingir a marca de movimentação de 14,6 bilhões de dólares. Ainda de acordo com outro estudo deste mesmo instituto, publicado em 2019, a área de tecnologia da informação já era a mais terceirizada mundialmente. Em seguida vinham as áreas de customer service, a contabilidade, e em quarto o setor financeiro que atingia naquele momento 8% das terceirizações no mundo.

Para o mercado financeiro, estes resultados são ainda mais importantes pois revelam um futuro promissor mesmo com os impactos da recessão econômica que atingiu o mundo nos últimos anos e foi agravada pela pandemia do coronavírus. Aliás, este contexto pode ter sido justamente o fator propulsor para este crescimento do BPO, pois muitas empresas precisaram se adaptar à nova realidade, e buscam a redução de custos e análise macro mais estratégica para tomadas de decisão mais assertivas, como esse serviço promete.
Segundo uma pesquisa recente do Portal Clutch, que é focado em dados sobre terceirização, mostrou a relevância do BPO financeiro com resultados com benefícios como um crescimento do desempenho na gestão do setor em cerca de 24% seguida pela elevação em 18% do expertise das finanças da empresa.

Além destes aumentos a ferramenta também se mostrou imprescindível na redução de burocracias, com um acréscimo de até 15% do tempo disponível para o foco dos profissionais ao core business das empresas e a contenção de custos operacionais cotidianos das empresas em até 12%.

Mesmo antes da pandemia essa já era uma tendência do mercado, como destaca uma pesquisa de 2019 também do portal Clutch, que é especializado no tema da terceirização, que mostrava que cerca de 37% das empresas de pequeno porte ao redor do mundo já terceirizavam seus processos de negócio.
No Brasil, o termo BPO Financeiro vem desde 2017 ganhando força e tornando-se mais popular desde a criação da Lei da Terceirização, que tem como proposta a ampliação da possibilidade de terceirização, que incluiria agora qualquer atividade da empresa. Desde então os empresários brasileiros vêm se informando mais sobre e se adaptando a esta nova realidade, e a tendência é que empresas de diferentes segmentos e portes comecem com este investimento em terceirização estratégica.

O BPO Financeira amplia as chances de uma empresa sobreviver financeiramente e o Sebrae destacou em 2021 que com relação aos MEIs, que possuem a maior taxa de mortalidade, nos 5 primeiros anos de empresa, 29% dos negócios fecham suas portas e um dos principais motivos seria a dificuldade de gestão financeira.

Quanto custa em média o serviço de BPO Financeiro?

A maior parte das empresas de BPO possuem um perfil de personalização das atividades, que vão de acordo com a demanda e o cenário em que o cliente está inserido no momento em que contrata a ferramenta, e por isso este custo de contratação pode ser bem volátil.

Algumas informações do perfil da empresa também influenciam neste pacote de contratação, como o porte da empresa contratante, número de colaboradores, regime de tributação, quais atividades serão atribuídas à terceirização e a complexidade do produto ou serviço prestado pela empresa que busca esta contratação.

Atualmente no mercado o investimento mensal pode variar da média de R$ 500,00 para pacote de atividades mais simples, e podendo atingir até mais de R$ 4.000,00 com base na média de salário de um profissional da área contábil que é de cerca de R$ 4.364,11, de acordo com dados do portal Salário.

E o valor precisa de uma avaliação baseada no custo-benefício, como por exemplo a análise de viabilidade de contratar o serviço terceirizado ou de contratar funcionários administrativos que desempenhem as mesmas funções, mas representam valores extras como salário, férias e encargos previdenciários.

Gostou da possibilidade de implementar e aplicar o BPO financeiro na sua empresa e saber um pouco mais sobre este conceito? Então aproveite para deixar aqui o seu comentário e feedback, que estamos ansiosos para te ouvir! E também fique a vontade para conferir um pouco mais sobre o Nibo BPO, um novo produto do Nibo para você que deseja mais agilidade e assertividade para prestação destes serviços. Aqui você tem visualização consolidada de informações e automação, recursos de gestão financeira e gerenciamento de rotinas que o serviço exige, garantindo a centralização de processos, redução de erros e tarefas manuais na operação.

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