Gestão humanizada: o que é e como ela pode melhorar a produtividade e bem-estar no trabalho

Gestão humanizada: o que é e como ela pode melhorar a produtividade e bem-estar no trabalho

A gestão humanizada visa tornar o ambiente de trabalho mais colaborativo, enriquecendo o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os colaboradores. O gerenciamento aqui tem uma escuta ativa às necessidades das pessoas e compreende que para um crescimento sustentável é preciso garantir o bem estar da equipe.
Amanda Pimentel, diretora do time de Pessoas do Nibo, conduziu uma conversa com dois especialistas em gestão de pessoas: Carolina Brito, Gerente de Aquisição de Talentos no Descomplica, e Bruno Touguinhô, Head of People na Horus. Essa união de jornadas rendeu muitas reflexões e dicas que você não pode perder.

Assista ao webinar:

 

Humanização das relações de trabalho

Ter abordagens mais humanas que percebem a individualidade das pessoas é algo que se mostra cada vez mais importante para colaboradores escolherem e permanecerem em empresas. Colocar o foco nas pessoas significa que a empresa preza pelo bem-estar de todos, sempre buscando alcançar metas sem desrespeitar limites.

A produtividade e busca por resultados não é contrária à gestão humanizada, grandes empresas estão investindo cada vez mais em melhorias nessa área por se mostrarem extremamente positivas para motivar e desenvolver o rendimento dos colaboradores. A pressão constante, falta de suporte e excesso de trabalho podem afetar a saúde dos colaboradores e acarretar diversos males, como depressão, estresse, ansiedade e síndrome de burnout. Evitar essas situações é um dos principais benefícios de uma gestão mais humana.

Carolina Brito afirma que lealdade, conexão e confiança são a base para construir relações mais verdadeiras, nas quais a cultura de feedback pode ser feita de modo transparente e segura. O intuito é todos estarem confortáveis para sugerir melhorias relacionadas ao trabalho, com objetivo de ter resultados mais expressivos.

 

Processos de seleção mais diversos

A gestão humanizada vai além de aprimorar relações interpessoais dentro das empresas. A diversidade é uma parte importante da gestão de pessoas, ter um time multicultural significa ter uma pluralidade de gênero, etnia, crenças e orientação sexual. E para isso é preciso buscar estes perfis e criar oportunidades para quem está em grupos minoritários.

De acordo com Carolina, você deve olhar para seu time e colocar em perspectiva com a população em geral, existe apenas um perfil empregado? Se for, seu negócio está perdendo dinheiro e restringindo sua capacidade de inovação. Isso porque hoje já se sabe que empresas mais igualitárias e inclusivas geram melhores condições para a criatividade de seus colaboradores. Com menos medo de errar e novos pontos de vista, o potencial de transformação da sua empresa é muito maior, além de evitar problemas pelo desconhecimento de causas diversas.

Já  Bruno Touguinhô trouxe a importância de fazer a seleção de um modo empático e confiável, sendo verdadeiro sobre as condições de trabalho e oferecer uma resposta a todos os participantes.

 

Práticas para quem quer começar a ter uma gestão humanizada

Para começar ainda hoje a estruturar mudanças na sua gestão, nossos convidados compartilharam algumas dicas a todos gestores e gestoras. Para Carolina Britto, 3 práticas são fundamentais para a gestão humanizada:

Diagnóstico: para se ter uma empresa mais humana é preciso começar entendendo as pessoas que a compõem, por isso, mapeie seu time e entenda como seu processo de seleção pode melhorar;

Escuta ativa: coloque as pessoas no centro da conversa e das mudanças, levando em consideração a opinião dos profissionais que compõem sua equipe. É importante saber aceitar outras soluções e caminhos;

Letramento: tenha uma preocupação em estudar e entender pessoas com vivências e origens diferentes, procure referências para estar preparado para lidar com situações que você nem mesmo pensou que existia.

 

Felicidade corporativa

Para nosso outro convidado, Bruno Touguinhô, as considerações finais foram relacionadas a felicidade corporativa, que é sobre oferecer um ambiente confortável para que as pessoas possam ser respeitadas independentemente de suas individualidades. O impacto de ações voltadas para a satisfação das pessoas são duradouras e a melhor forma de manter e atrair talentos para seu negócio.

Pode-se notar esses pontos na fala de Bruno “ Felicidade corporativa é o que diz respeito sobre o quão confortável a pessoa se sente no ambiente de trabalho, sobre como o propósito da pessoa vai de encontro aos resultados de seus esforços. Como seu trabalho muda a vida dos clientes? Além do sentimento de pertencimento que é quando o colaborador cria um laço além do profissional com seus colegas e com suas responsabilidades.”
Com a gestão humanizada a gente pode ter uma rotina mais leve e colaborativa, mudanças podem tomar tempo e esforço, mas são importantes para empresas se manterem ativas no mercado.

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