Por que projeção de fluxo de caixa é importante?

Projetar o seu fluxo de caixa é basicamente saber se a sua empresa estará ou não de portas abertas no fim do mês. O que pode ser mais importante do que isso?

 

 

Em muitas empresas, os departamentos financeiros restringem sua atuação a realizar pagamentos e cobrar dos clientes. A verdade é que um bom departamento financeiro (ou simplesmente a pessoa que gerencia as finanças) tem a responsabilidade de abastecer a empresa com informações úteis para a tomada de decisão. Cabe à essa área dizer se os custos estão subindo, se a receita está caindo ou, pior de tudo, se o caixa está secando. Ficar sem dinheiro é a pior coisa que pode acontecer com uma empresa, equivale a perder todas as fichas na mesa de poker ou ficar sem gasolina no meio de uma corrida.

 

A projeção de fluxo de caixa é o aliado contra essa triste situação terminal. Essa projeção é simplesmente o relatório que dispara a sirene de incêndio, que acende a luz vermelha e avisa a todos que o risco está próximo. Manter os olhos fixos na projeção de fluxo de caixa permite ao empresário apagar o fogo enquanto ele ainda é uma fagulha. Se usado com antecedência e enquanto ainda existe margem de manobra, uma boa projeção permite contornar eventuais restrições de caixa e se manter no negócio. Como diria o humorista Falcão, projeção de fluxo de caixa não é tudo mas é 100%.

Equipe Nibo

Somos um time de especialistas focados em tornar a sua gestão financeira mais eficiente. Deixe um comentário ou ligue para nós, estamos sempre a postos para ajudá-lo!

Webseminário: Gestão Financeira Eficiente em 3 Passos Coisas para fazer toda semana no trabalho

Deixe o seu comentário

  1. Eu uso o Nibo desde Março e a aba de Projeção de Fluxo de Caixa, realmente, é muito perfeita. Acabou com 99% da minha ansiedade e me trouxe a tranquilidade para me antecipar aos problemas, que antes eu com certeza não me prepararia para enfrentar. Muito obrigada

Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook