Consultoria contábil: entenda como as maiores empresas contábeis mostram valor e conquistam clientes

Consultoria contábil: entenda como as maiores empresas contábeis mostram valor e conquistam clientes

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O trabalho do empresário contábil no Brasil não é fácil e isso é um fato concreto. Existem muitos desafios que ele precisa enfrentar diariamente, sendo que a falta de reconhecimento é um dos principais. Você, amigo contador, se vê inserido nesse problema?

Você sente que seu cliente não valoriza todo o trabalho que faz por ele? Ou acredita que ele não reconhece a importância do seu serviço contábil? Hoje em dia, sabemos que, apesar dos incontáveis esforços empreendidos pelos empresários contábeis, não existe muito reconhecimento por parte dos clientes e até mesmo da sociedade como um todo.

Falando assim, o cenário realmente parece ser bem negativo para você e os demais profissionais da área, mas não se aflija. Existe uma forma de melhorar isso e reverter o modo como o cliente enxerga a contabilidade: através da consultoria contábil.

Você sabe o que significa consultoria contábil? Quer descobrir como ela pode ajudar você a crescer e a mostrar cada vez mais valor para seus clientes? Então leia até o final deste texto e entenda como resolver todos esses problemas de uma vez por todas!

 

Consultoria contábil: a solução dos seus problemas

Ao longo dos anos, a consultoria contábil tem se mostrado cada vez mais essencial no trabalho do profissional da área e no relacionamento com os clientes. É com essa prática que muitos contadores têm conseguido superar a barreira que é a desvalorização em relação ao trabalho que realizam. Afinal, vencer esse obstáculo é essencial para conseguir crescer e se consolidar no mercado, além de garantir uma cartela maior de clientes.

Quando um trabalho não é valorizado, dificilmente o preço cobrado por ele será considerado justo. Os clientes sempre reclamarão que os honorários solicitados pelo contador são muito caros, enquanto o mesmo sofrerá com a não valoração dos serviços prestados por ele. E todos nós sabemos o quanto isso é prejudicial até mesmo para a autoestima do empresário contábil, que se vê desacreditado frente aos demais profissionais.

Como fazer então para reverter essa situação e mostrar a importância da contabilidade? Como fazer o cliente entender que o preço cobrado por seu serviço é justo?

 

O papel do empresário contábil

O profissional da contabilidade, infelizmente, está estigmatizado como um “mal necessário”.

Calma, nós explicamos.

De acordo com Fernanda Rocha, CEO da Nucont, cofundadora da Fatto Contabilidade e idealizadora do Contabilidade sem Chatice, o cliente não quer ter gastos para resolver questões fiscais e tributárias, embora eles sejam necessários. Pensar em todas essas obrigações, como Imposto de Renda e SPED, não é algo que lhe agrada. Dessa forma, pagar para que alguém resolva essas questões – o empresário contábil – se torna algo negativo por associação.

Por causa disso, é imprescindível que o profissional busque ir além. É claro que fazer toda a parte fiscal e tributária do cliente é importante, mas não é apenas isso que vai entregar valor. É preciso, também, emocioná-lo e fazer com que ele tenha orgulho da contabilidade que tem. O contador deve, então, se preocupar cada vez mais com o cliente, torná-lo foco de seu trabalho, se interessar pelos problemas que ele tem e em como resolvê-los. Construir um bom relacionamento, aqui, é fundamental.

No final, o papel do consultor contábil é guiar seu público e ajudá-lo da melhor forma possível. Isso quer dizer usar a contabilidade a seu favor para mostrar ao cliente como crescer, onde investir e onde economizar, quais os problemas da empresa dele e como solucioná-los, o que está dando certo e errado. Mostrando que se importa, que tem conhecimento sobre o assunto e que sabe como resolver problemas, você acaba conquistando a confiança do cliente e, por conseguinte, mostrando o valor de seu trabalho.

 

Como oferecer uma boa consultoria contábil?

Como empresária contábil experiente, Fernanda Rocha já vivenciou diversas situações em que teve que provar a importância de seu serviço contábil, além de entender em que momento teria errado com determinados clientes e o que teria que fazer para solucionar esses problemas. A partir de todas essas experiências, ela percebeu como poderia oferecer a melhor consultoria contábil ao seu público.

Em um webseminário organizado pelo Nibo, a empresária contábil falou sobre toda a estratégia adotada por ela e sua equipe para entregar cada vez mais valor e aumentar o número de clientes atendidos por eles. Ela também falou sobre alguns casos que aconteceram com a Fatto e que ajudaram-na a entender melhor o que poderia funcionar ou não. Para Fernanda, a contabilidade é uma incrível ferramenta de tomada de decisão, por isso, é importante saber manuseá-la corretamente.

 

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Nós, do Nibo, também produzimos um eBook baseado na palestra realizada com a Fernanda, rico em informações essenciais para ajudar você, contador, a ganhar ainda mais valor aos olhos do cliente. Com esse material, você terá acesso a todas as ferramentas necessárias para melhorar a eficiência do seu trabalho e mostrar ao seu cliente por que ele precisa dos seus serviços contábeis e, então, se tornar indispensável para ele.

 

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Além disso, disponibilizamos uma planilha inédita criada pela Nucont em parceria com o Nibo, onde é possível gerar gráficos interativos e de fácil entendimento a fim de que o cliente se surpreenda com o trabalho realizado por você. A partir desta planilha, seu cliente poderá tomar decisões gerenciais e verá você como um parceiro.

 

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Conclusão

Sabemos de todas as dificuldades enfrentadas diariamente pelo empresário contábil. Além das obrigações diárias, é preciso enfrentar a falta de reconhecimento dos clientes e demais profissionais.

Mas não se deixe desanimar por causa disso. Assim como mostramos nos materiais divulgados acima, existem estratégias certeiras que possibilitam a aproximação do cliente e a maior entrega de valor. O segredo para tudo isso é a consultoria contábil.

Caso você tenha dúvidas ou queira conversar sobre o tema, fique à vontade para entrar em contato conosco através do e-mail contadores@nibo.com.br.

Boa leitura!

 

 

Mariana Miranda

Mineira, flamenguista, apaixonada pelo Rio de Janeiro e agora morando na cidade maravilhosa. Se formou em Administração pelo Instituto Vianna Júnior, com certificação da Fundação Getúlio Vargas, em Juiz de Fora - MG. Se mudou para Rio de Janeiro para fazer mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica com foco em Marketing. Atualmente é Coordenadora de Marketing no NIBO.

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