O SPED, a empresa e você em 2015

O SPED, a empresa e você em 2015

A adoção do SPED CONTÁBIL para as empresas de lucro presumido foi um dos temas mais discutidos em 2014 na área de contabilidade no Brasil. Em diversos debates e conversas, era evidente o temor pela chegada deste “monstro” chamado SPED. Confesso que sempre fiquei desconfortável com esse medo do medo do medo do SPED. Foi comum encontrar expressões como “E agora?” ou “Como faremos?” até mais dramáticas, do tipo “Ferrou!!!!” (com perdão do uso do linguajar).

Para os que irão iniciar neste ambiente, SPED é a sigla de SISTEMA PUBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL. Em regra geral, as empresas deverão registrar neste sistema todas as transações contábeis pertinentes à sua vida contábil com identificação de data, partes envolvidas (CPF ou CNPJ), documentos de registro e classificação contábil. Tudo deve ser transmitido em arquivos eletrônicos para a Receita Federal do Brasil que terá assim um espetacular banco de dados capaz de cruzar as informações inimagináveis em anos passados. Aí está o temor geral – o que fará a Receita Federal com este banco de dados?

Nesta hora lembro de duas frases que escuto desde a infância – “Quem não deve, não teme”; e “O correto é inquestionável.”

 

Vamos ver a situação por outro prisma? A Receita Federal quer apenas que você repasse a ela algo que você deveria manter no controle de sua empresa, não é isso? Então vejamos:

  • Sua empresa deveria manter controle preciso do que entra e sai do seu caixa, bancos e aplicações financeiras;
  • Sua empresa deveria saber quem e quanto lhe pagou ou está lhe devendo;
  • Sua empresa deveria pagar apenas a fornecedores e terceiros que se identificassem claramente e fornecessem os documentos fiscais adequados;

Então, O SPED não será nenhum problema se sua empresa fizer o que tem que ser feito para o seu próprio bem estar.

 

Quem perde com a chegada do SPED?

  • Quem não tem controle dos seus negócios;
  • Quem depende do jeitinho ou da burla de regras para ter “lucratividade” nos negócios;
  • Quem compete deslealmente;
  • Quem tem preguiça de trabalhar para cuidar do seu negócio.

O SPED não vai gerar problemas. Os problemas já existem e foram (ou são) jogados para debaixo do tapete. Isso acabou. Se você ainda acha que o SPED é um problema, veja antes se você não faz parte dele.

Se você não acha que o SPED seja um problema, então observe as oportunidades ao seu redor. Você pode estar em vantagem em relação à concorrência. Como você tornará que seu processo de controle mais eficiente para que seja menor o custo em relação à receita do seu negócio?. Seu problema é aumentar a eficiência e continuar na frente. Pense nos seus processos de trabalho e suas ferramentas. Converse com seu contador e pesquise sempre as novas soluções em tecnologia da iInformação. Todos fazem parte de engrenagem. Fique à frente. Talvez o monstro seja seu maior amigo em 2015.

Frederico Fernandes

Frederico Fernandes, formado em Ciência Contábeis pela UERJ, mestre em ciências contábeis pela UFRJ, e pós-graduando do L.LM em Direito Corporativo do IBMEC/RJ. Ex-professor do curso da Faculdade de Engenharia de Produção/UFRJ, e dos cursos de administração da Makenzie/Rio e de Ciências Contábeis da Unilasalle. Sócio do grupo L.A. Contab.

NF-E e NFS-E: saiba exatamente o que são O SPED e o Contador – O novo ponto de partida

Deixe o seu comentário

    Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook