5 perguntas para saber se está na hora de trocar seu sistema contábil

5 perguntas para saber se está na hora de trocar seu sistema contábil

Com as mudanças no cenário contábil nos últimos anos, muito se exigiu em know-how humano e tecnologia para cumprir com tantas obrigações. Estas obrigações impostas às empresas (e automaticamente repassadas aos seus contadores) são tantas e tão rapidamente se alteram, que ficou impossível que o Contador se separe da tecnologia! A sensação é que ficamos sempre desatualizados com nossas ferramentas. Mas não se desespere!

O primeiro ponto é avaliar o seu sistema atual. Muitas vezes o contador não conhece, por falta de treinamentos e até de tempo, a ferramenta e tudo o que ela lhe oferece. Então, se adota processos manuais para situações que o seu sistema já contempla. Converse com seu fornecedor atual de software contábil sobre as dificuldades que te fazem pensar nessa possibilidade de troca!

Outra questão relevante é: se você faz uso de tapa-buracos ou soluções adicionais, para o bom andamento da sua rotina. Questione qual é o custo benefício dessas pequenas soluções e se é maior que o custo benefício de uma ferramenta que te oferece uma solução mais completa. Isso é muito particular para cada empresário contábil, pois varia de acordo com os processos adotados. Se você avalia esse custo x benefício como alto, é bom um indicador de que você deveria cogitar uma troca.

 

Feito isso, responda honestamente os seguintes tópicos com relação ao seu sistema contábil atual:

  1. Tenho segurança das informações armazenadas no meu sistema?
  2. Há integração entre os módulos, de forma confiável e sem redigitar as informações?
  3. 70% ou mais do meu processo é aderente ao sistema? (ou seja, se faço manualmente 30% ou mais do meu processo manualmente por falta de recursos do sistema)
  4. Há integração com os sistemas dos meus clientes?
  5. Tenho nele informações gerenciais que me permitem tomar decisões embasadas?

Se 3 ou mais respostas foram negativas, é bom começar a se preparar para trocar seu sistema contábil. Nos tempos atuais qualquer ferramenta para contabilidade que se preze, deve cumprir com as questões acima, que são basicamente para sua segurança e de seu cliente. Caso 1 ou 2 questões sejam negativas, converse com seu fornecedor de software, pois sempre há novidades.

E lembre-se: a troca é um processo que requer muita energia de todos os envolvidos, como qualquer mudança você passará por um período de adaptação para depois colher os benefícios!

O bom atendimento faz a diferença Os 3 Maiores Benefícios da Contabilidade Analítica

Deixe o seu comentário

    Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook