Como escritórios contábeis podem motivar seus clientes a serem organizados?

Como escritórios contábeis podem motivar seus clientes a serem organizados?

Se ser um escritório organizado já te dá grande vantagem competitiva no mercado, convencer seus clientes a o serem também é viver um cenário perfeito.

Os clientes podem não se dar conta disso e, muitas vezes, inclusive, contratam um escritório de contabilidade exatamente para resolver esse problema por eles. Mas se soubessem o quanto poderiam lucrar se organizando antes mesmo de contratarem um contador, certamente o fariam. E a vida do contador também seria tão mais fácil, certo? Mas como convencer seus clientes disso? O que fazer para motivá-los a serem organizados?

Preparamos aqui algumas dicas que se não os convencerem pela lábia, certamente o farão pelo bolso. Aí vão elas:

Clientes, sejam organizados e…

 

Evitem multas

É verdade que são os escritórios contábeis que repassam suas informações para os órgãos fiscalizadores responsáveis, mas e se essas informações não chegarem aos contadores a tempo? E se não tiverem precisão e qualidade?

São inúmeras as obrigações que fazem parte da rotina de uma empresa e o envio de informações para os contadores é uma delas. Sendo assim, organizem-se para manter uma rotina nesse sentido. Estipulem prazos para envio de informações e cumpram-nos com rigor. Contadores quebram galhos, mas não fazem milagres. Às vezes, um simples atraso no envio de determinada documentação pode provocar multas consideravelmente altas que poderiam ser evitadas estabelecendo-se uma rotina minimamente organizada.

 

Evitem receber salários atrasados

Folhas de pagamento se modificam mês a mês. Fatores como comissões, adicionais de viagem, alimentação, entre outros, variam e, consequentemente, exigem de uma empresa manter controle sobre essas informações para que seus funcionários recebam, em dia, o que lhes é de direito. Por isso, é extremamente importante que o contador de sua empresa receba essas informações no prazo e, de preferência, organizadas. Um atraso de envio ou uma falha no registro de um adicional, por exemplo, podem causar grande desfalque no seu bolso e no de seus funcionários também.

 

Evitem processos trabalhistas ou aborrecimentos internos

Em tempos de indenizações pouco razoáveis, é extremamente importante manter total controle sobre a documentação de seus funcionários em caso de férias, licença maternidade, afastamento e demissão. Um simples erro de cálculo pode ser visto como má fé pelo seu próprio funcionário e gerar um processo trabalhista desnecessário para sua empresa. E mesmo que a situação não chegue a esse extremo, por que não evitar tal risco organizando a rotina de obrigações de sua empresa? Estipule prazos para elaboração dessa documentação de maneira que ela chegue até seu contador sempre completa e em data pré-definida, e evite processos ou desgastes internos desnecessários.

 

Estejam aptos a receberem o financiamento pretendido

Sabe-se o quão burocrático é o processo para obter um financiamento no Brasil. As exigências são muitas e os bancos, consequentemente, são bem rigorosos em relação a papelada exigida para a aprovação de crédito. Sendo assim, é fundamental que sua empresa seja impecável com a contabilidade, que disponha de balanços claros, objetivos e organizados. E mesmo que seu contador te ajude nesse processo, é fundamental que sua empresa seja organizada no sentido de disponibilizar a informação exatamente como exige a lei. Quanto mais organizados e detalhados forem seus balanços, mais chances sua empresa tem de conseguir o financiamento desejado.

 

Tenham uma boa imagem no mercado

Organização previne imprevistos, economiza tempo, aumenta a produtividade e, consequentemente, garante uma boa imagem profissional. Boa imagem profissional passa credibilidade, logo, atrai mais clientes. Mais clientes, mais rendimentos! Ou seja, organização não tem contraindicação, só traz benefícios, então, organizem-se!

Equipe Nibo

Somos um time de especialistas focados em tornar a sua gestão financeira mais eficiente. Deixe um comentário ou ligue para nós, estamos sempre a postos para ajudá-lo!

Tecnologia Obsoleta: um dos maiores desafios da Contabilidade no Brasil O bom atendimento faz a diferença

Deixe o seu comentário

  1. Agradecemos o ótimo txt Equipe Nibo. Nós realizamos trab com médias e peq empresas e a maior dificuldade é ajudar o cliente ser mais organizado
    No nosso site temos uma área restrita onde disponibilizamos todas as informações necessárias como cadastro, certidões, e-mail’s e solicitações para atend.
    O cliente simplesmente ñ usa essa preciosa e seg ferramenta. A disculpa é a falta de tempo e a falta de conhecimento em informatica. Outro problema é q as empresas crescem em negócios e ñ há um investimento em recursos humanos. O dono é o adm, financ, vendedor, operador, telefonista e faxineiro. Fica ai o bate papo

    • Oi! Concordamos com vocês! Vamos cada vez mais nos esforçar para mudar esta realidade e valorizar o trabalho do contador. Obrigada pela contribuição. Um abraço,

  2. Mais claro que isso, só desenhando num quadro.
    Gostei dos argumentos, precisamos colocar em prática em todos as outras atividades do dia a dia.

  3. Parabéns pelo trabalho. Estão contribuindo bastante para valorização dos escritórios de contabilidade.

  4. Parabéns pela ótima iniciativa de propagar a ciência contábil, incentivando aos profissionais a compartilhar conhecimentos e disponibilizar o acesso dos colegas e será uma excelente fonte de pesquisas para os alunos desta ciência que tem o seu reconhecimento da sociedade brasileira, cuja maioria antes a qualificava como funcionários indiretos dos governos nas três esferas por que entendiam que contadores só serviam para apurar tributos.

    • Oi Ivan,

      Nós é quem ficamos orgulhosos de fazer parte desta mudança.Se tiver ideias de outros temas que possamos trabalhar nos avise. Um abraço!

  5. Muito bom. Lembrando que a organização deve acontecer em todo o processo da empresa, desde administrativo, produtivo e comercial.
    Mas, os nossos administradores estão mais preocupados com o dia a dia (operacional) da empresa, esquecem que há necessidades estratégicas, dentre delas a objetividade de cada ação, assim evita desperdícios no processo. (desorganização, falta de senso de urgência , excesso burocrático, etc.) É PRECISO APLICAR MAIS O 5 S´s.
    Abraços

  6. Parabéns e muito obrigado por nos trazer um brilhante trabalho que com certeza vai valorizar as empresas e profissionais da contabilidade.

  7. Agradeço e os Parabenizo pela iniciativa e pelas excelentes matérias que vocês compartilham conosco , que estão agregando muito e pelo trabalho do valorização do Contador…SUCESSO!

Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook