Por um tempo, eu acreditei que o William Bonner prejudicava meu negócio. Bastava ele dizer no Jornal Nacional:
“Amanhã começa o imposto de renda”;
“Amanhã é o último dia para a entrega de imposto de renda”;
“Aprovada a Lei das Empregadas Domésticas. Agora elas vão receber horas-extras e FGTS”;
Bastava ele dar uma notícia, com menos de 30 segundos, e meu dia seguinte era um inferno. Pior quando a notícia dizia que algum imposto aumentaria ou o Super Simples mudaria. Eu ficava bravo. Como alguém dá esse tipo de notícia sem esclarecer todos os detalhes envolvidos? Era isso acontecer e eu sabia que teria que passar os próximos dias atendendo várias pessoas para completar a informação que Bonner teria dado pela metade. Definitivamente, ele era meu inimigo.
A verdade é que é muito fácil transferir a responsabilidade para terceiros. Mas fazendo uma autoanálise, o que percebi com o tempo (e não muito tempo atrás) foi a importância de se fazer uma comunicação eficiente, ampla e clara com as pessoas ao meu redor.
Os profissionais da área contábil geralmente sabem dessas informações dias antes de serem veiculadas nas grandes redes, e esse é o ponto: me comunicar com meu público de forma adequada. Mas como fazer isso?
Reuni então, aqui, algumas boas práticas que vi nos concorrentes, de acordo com a minha ordem de preferência:
Vídeos no Youtube – Hoje é possível produzir vídeos com qualidade razoável, de dentro do próprio escritório, para veiculação no Youtube. Você pode fazer um canal próprio e divulgar seu conteúdo de maneira que as pessoas possam acessá-lo pelo seu próprio smartphone. Só se deve evitar vídeos muito longos. Ninguém quer gastar mais que 5 minutos para entender o essencial sobre determinado tema.
Blogs – Os blogs são fantásticos. São de fácil montagem e produção, mas devem ser mantidos sempre atualizados, pois ninguém consulta blogs que recebem pouca atualização de conteúdo.
Webinars – Têm as mesmas vantagens dos vídeos. Em geral, tratam de assuntos mais longos. As vantagens são a interatividade e a colaboração de outras pessoas que fazem desse canal um meio mais dinâmico e muito rico em conhecimento.
Newsletter – Esse já é bem tradicional. O tempo de produção é longo e os textos demandam revisão. Portanto, tenha certeza de que seu conteúdo será esquecido no primeiro erro gramatical que o leitor encontrar pelo caminho. Sua distribuição é fácil, o que também é um grande atrativo.
Se pensarmos bem, o William Bonner pode ser um grande aliado, basta que estejamos antenados e sejamos rápidos na nossa própria gestão de conteúdo.