Muita gente se pergunta o que é Razão Social e Nome Fantasia. Quais são as diferenças entre um e outro? Para que servem? Se você está pensando em empreender, precisa entender quais as diferenças básicas.

O que é Razão Social?

Razão Social é o nome de registro da sua empresa. Também conhecido como Nome Comercial, Denominação Social ou Firma Empresarial é o nome dado à pessoa jurídica, que consta em documentos legais, contratos e escrituras. É o fruto do nascimento de uma empresa na Junta Comercial ou no Cartório correspondente à sua sede e também serve para demonstrar a constituição legal da empresa, para ser usado em termos formais.

No momento que se pensa em abrir uma empresa, você deve checar se algum nome similar já existe, já que o registro será impossibilitado.

Depois, o direito ao Nome Comercial é garantido pela Constituição Federal, Código Civil Brasileiro e Convenção da União de Paris para assuntos da Propriedade Industrial. Esse direito nasce no ato de arquivamento do Contrato Social no registro de abertura da empresa.

 

O que é Nome Fantasia?

Nome Fantasia também conhecido como Nome de Fachada ou Marca Empresarial, é o nome popular de uma empresa. O nome fantasia pode ou não, ser igual ou parecido com a razão social de uma empresa. É o nome que serve para a divulvação da empresa e seus produtos, visando o maior aproveitamento de marca e estratégia de marketing e vendas.

O registro do nome fantasia deve ser feito junto ao orgão de marcas e patentes, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O INPI dá direito de utilização do nome da marca/produto ao registro que for efetuado primeiro. O registro do nome fantasia não é obrigatório, mas depois de registrado é considerado uma marca registrada. Essa marca passa a levar o símbolo ® e a empresa passa a ser a dona absoluta dela.

A marca passa a incorporar-se ao patrimônio, como um ativo da empresa. E há muitos casos onde seu valor é muitas vezes superior ao valor dos seus bens patrimoniais.

 

Por exemplo, a Coca Cola é o nome fantasia da empresa de razão social Coca-Cola Indústrias Ltda.

 

 

Baixe o eBook grátis e Abra Sua Empresai!

COMENTÁRIOS

  1. Fabio Aurélio | 6 de setembro de 2013

    Post escrito de forma sucinta, clara e objetiva. Parabéns!!!

  2. Raquel Adriana Sene Januario de Lima | 3 de dezembro de 2013

    Sou funcionário publico do estado de São Paulo ( Professora) e preciso preencher um formulário onde pede a razão social, ninguém na minha escola sabe o que é isso………….nem a Diretora da escola.

  3. juniária | 5 de dezembro de 2013

    muito bem explicado

  4. Marcel | 5 de dezembro de 2013

    Olá amigo. Parabéns pelo post. Muito esclarecedor. tenho uma dúvida, e espero que possa me ajudar: é possível associar mais de um nome fantasia a uma única razão social? por exemplo, se tenho três empresas em ramos de atividade distintas. Obrigado desde já.

  5. Benoni da Silva Rodrigues | 13 de dezembro de 2013

    Bastante claro e objetivas as explicações. Ajudaram-se a entender um pouco quanto ao registro do nome de fantasia de empresa.

  6. Benoni da Silva Rodrigues | 13 de dezembro de 2013

    Bastante objetivo e compreensivas as explicações. Ajudaram-me a entender melhor quanto ao registro da nome de fantasia de empresas.

  7. gilson de lima vieira | 7 de junho de 2014

    Só hoje estou vendo essa matéria gostei, porque abriu minha mente no referido assunto. Esplanação perfeita.

DÊ A SUA OPINIÃO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Sobre o Nibo
Nibo é um software online de gestão financeira para micro e pequenas empresas. Fácil de usar e sem custo de implantação, o software é perfeito para quem deseja organizar suas finanças, sem quebrar a cabeça.
Saiba Mais Agora
Tire suasDúvidas
Nosso software é fácil de usar. Mas em caso de alguma dúvida: veja nossos tutoriais sobre o software, leia outras perguntas frequentes, participe de um treinamento ou entre em contato.

Enviar Email