BPO financeiro: o que é, como começar e as principais vantagens

BPO financeiro: o que é, como começar e as principais vantagens

Você sabe o que é BPO financeiro?  Este é um serviço de terceirização do setor financeiro da empresa, que já é uma tendência do mercado e pode trazer muitos benefícios para o escritório contábil, como aumento de receita com serviços de alto valor agregado, e para os clientes, como mais segurança financeira e  especialistas à disposição. Quer saber mais sobre o assunto e entender como começar e os principais benefícios do BPO financeiro? Confira as dicas abaixo!

Inscreva-se no nosso canal do Youtube.
Siga nosso perfil no Instagram.

O que é BPO Financeiro?

Para entender o siginificado de  BPO, é preciso saber que essa é uma abreviação de Business Process Outsourcing, ou seja, quando você transfere as responsabilidades financeiras e processos de um negócio para uma empresa especializada. Na prática, a ideia é terceirizar atividades que não estejam diretamente relacionadas à atividade fim da empresa. Por exemplo, um restaurante tem como atividade fim a venda e comercialização dos seus preparos, mas no geral o time não tem expertise na área financeira. Logo, o setor de finanças pode ser terceirizado e conduzido por uma equipe especializada.

Entre as principais funções do BPO financeiro estão a gestão de contas a pagar, como agendamento, conciliação e geração de relatórios, a gestão de contas a receber, como agendamento de recebíveis, emissão de relatórios e emissão de notas fiscais e comprovantes, a conciliação bancária, como transações e rotinas do financeiro, e a gestão de documentos, como organização e arquivamento dos documentos da empresa.

Como começar a fazer BPO financeiro?

O primeiro passo para  entender como começar a oferecer BPO financeiro é fazer as finanças da sua própria empresa contábil. Essa etapa vai servir como um teste para o seu novo serviço, garantindo que os processos irão funcionar também com os clientes.

Depois, a dica é analisar e escolher os primeiros clientes para começar a oferecer o serviço. Uma aposta é iniciar com empresas de baixa complexidade, com pouco volume de documentos, além de clientes desorganizados e que, por isso, já precisaram pagar multas e que desconhecem sua situação financeira.

Quando você já iniciou os serviços de BPO financeiro com os primeiros clientes, está na hora de começar a pensar em como expandir os seus negócios. Para isso, é importante analisar se as empresas atuais estão enxergando valor no seu serviço e se indicariam o trabalho para outras empresas. Depois, vale avaliar bem como anda o departatamento responsável pelo serviço e se vale investir em um sistema de BPO que possa facilitar processos. Importante notar que erros pequenos podem se tornar grandes quando feitos em grande escala, então esse é o momento ideal para acertar os detalhes e garantir um serviço de qualidade.

Por que fazer BPO financeiro?

As vantagens de oferecer BPO financeiro em sua empresa contábil podem atingir não somente o seu escritório, como também os seus clientes:

1. Benefícios do BPO financeiro para a empresa contábil:

• Aumento de eficiência e produtividade

• Informações mais rápidas e precisas

• Aumento da segurança jurídica

• Valor agregado aos seus serviços

• Aumento de receita

• Segurança financeira

• Otimização da gestão de documentos

2. Benefícios do BPO financeiro para o cliente:

• Informações mais rápidas e tomadas de decisões mais fáceis

• Redução de gastos

• Aumento de produtividade

• Mais clareza e previsibilidade

• Segurança financeira

• Especialistas à disposição

• Gestão de documentos

Temos um curso de BPO financeiro.  Conheça mais sobre a melhor certificação do mercado.

Somos um time de especialistas focados em tornar a sua gestão financeira mais eficiente. Deixe um comentário ou ligue para nós, estamos sempre a postos para ajudá-lo!

Contabilidade digital: O que é, e porque todos estão falando dela? Jornada do Contador: 5 etapas para chegar no topo da montanha e ter sucesso no mercado contábil

Deixe o seu comentário

    Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook