Marketing Online para Pequenas Empresas – Perguntas e Respostas

Obrigada a todos que assistiram ontem à nossa palestra de Marketing Online Básico para a Pequena Empresa. Foi um prazer enorme colaborar com um pouquinho de informação para o sucesso das empresas de todos. Conforme prometi, abaixo estão alguns links e respostas para perguntas que não tivemos tempo de responder.

Se você perdeu alguma parte, veja o video da palestra na íntegra ou acesse o PDF da palestra de Marketing Online com os links.

 

O transporte pode inviabilizar um negócio. Alguma sugestão para a questão do transporte a custo razoável? São produtos de grande peso e volume.” Enviada por Satoru.

Hoje, o transporte no Brasil ainda é um ponto negativo no comércio eletrônico. Muitas vezes, faltam estradas e infrastrutura para que a logistíca seja mais eficiente e ágil. Para cargas volumosas e pesadas o problema é ainda maior, pois na maioria das vezes, realmente o preço é inviável quando repassado ao consumidor. Infelizmente, não há ainda uma solução adequada para esse problema, então algumas empresas que trabalham com entregas locais optam por ter uma frete própria.
Postamos recentemente uma pesquisa e alguns dados sobre logística no Brasil, vale a pena conferir.

 

Trabalhando com políticos, como concorrer com os grandes portais na hora de divulgar uma postura? Como estar bem ‘rankeado’ contra notícias de Folha, G1, UOL… Ainda é melhor trabalhar com assessoria a grandes meios do que tentar ‘competir’ online?” Enviado por Sylvio.

Rankear para assuntos pontuais sem ser um portal de notícias ou um blog com bastante conteúdo é bem difícil (no curto prazo) . Isso se deve principalmente pelo fato do Google ter um algoritmo inteligente, que determina se seu site é “expert” em um determinado assunto para elevar resultados de qualidade na busca. Se seu cliente está buscando rankear para um determinado tema e tem vários artigos relacionados ao assunto, mais facilidade terá de rankear “contra” os meios de comunicação. Mas se o assunto é muito pontual, sugiro que esteja trabalhando com uma assessoria para que seu ponto de vista esteja incluso na matéria. O ideal é que estas matérias possam apontar para algum site oficial, assim, ajuda no SEO da página e as pessoas podem acessar o ponto de vista oficial para saber mais. O que geralmente ocorre é que seu contra-ponto pode aparecer abaixo das matérias, o que já pode ser bastante positivo. Basta usar as mesmas palavras chaves que essas matérias.

 

Como avaliar a taxa de conversão de um novo site de ecommerce?” Enviado pelo Fabio.

A taxa de conversão depende muito do segmento, da seleção de produtos e do ticket médio. A taxa de conversão de um site de produtos de ticket mais caros difere muito de sites de modismos baratos, por exemplo. A melhor maneira de saber qual a taxa do seu segmento é perguntar para pessoas de setores similares. Depois é uma questão de entender aonde existe oportunidade para otimizar suas conversões e ir aumentando suas taxas.

 

Acredito que um dos maiores desafios é o fato de as empresas terem mais conhecimento e até coragem para aplicar nisso. Nesses casos, você acha que uma consultoria ou uma empresa de marketing online é uma boa opção?” Enviado pelo Artur.

Depende sempre da complexidade do projeto. Existe muita informação boa na internet se o projeto for relativamente simples. Quando a complexidade aumenta, o material educativo tende a ser em inglês, que precisa estar bastante afiado porque são termos mais específicos do segmento. Porém, usar uma consultoria dá uma segurança maior se você tem uma campanha mais complexa, um segmento mais competitivo ou precisa usar de mais de experiência no setor online. Eu sugiro optar pela consultoria se uma empresa tem recursos internos para levar um projeto online adiante. E sugiro uma agência de marketing online se precisa de braços para executar e não tem tempo/recursos internos para aprender.

 

Nesta questão de postagens no Face, seria o ideal contratar uma agencia para este tipo de trabalho?” Enviada pela Nara

Acho que a resposta é um pouco similar com a pergunta acima, mas vale destacar que mídias sociais tem muito a ver com a marca da empresa. Quanto mais uma empresa possui uma marca e uma personalidade marcante/específica, mais eu considero importante a comunicação ser feita internamente. Digo isso pois algumas vezes, acho difícil transmitir a cultura de uma empresa pelo trabalho de agência e fica parecendo forçado. Porém, uma consultoria e experiência podem ajudar a otimizar esse trabalho de comunicação.

 

Para divulgar consultoria, é também no Facebook? Como segmentar por sexo e idade o anúncio no Facebook?” Enviado pela Luciana

Acredito que o Google seja o melhor caminho para divulgar consultorias. Normalmente consultorias oferecem soluções. As empresas que procuram consultores tem problemas concretos. De forma geral, quando temos problemas, vamos ao Google para solucioná-los (e vamos ao Facebook para obter referências de conhecidos). Então pense em quais são os problemas que você soluciona e ache um jeito de estar entre as soluções que o seu cliente procura! Use o Facebook para construir referências e ganhar credibilidade com conteúdo de qualidade.

Para segmentar por sexo e idade entre outros, dá uma olhadinha nesse post do Facebook.

 

Como trabalhar o marketing para a área jurídica em face das limitações da OAB?” Enviado pelo Edson

Visto que a advocacia não pode ser vista como um serviço mercantil, a melhor maneira de divulgar é através de conteúdo relevante. Pode ser um blog que divulga atualizações de leis, opiniões sobre alguns assuntos ou cases de sucesso (esses são sempre os assuntos mais atraentes). Se o escritório segmentar bem os assuntos e o público com quem lida, oferecendo informação de qualidade pode se consolidar com um expert no segmento, rankear no Google organicamente e facilitar o crescimento da base de clientes.

 

Como fazer um discurso sucinto na internet sintetizando meu raciocínio?” Enviado pelo Gabriel

Simplificar o mundo real para o mundo da internet não é uma tarefa obvia. Os dois exemplos que eu sempre gosto de usar são: se você fosse explicar o que você quer para sua mãe, como se expressaria? Ou se fosse explicar o que sua empresa faz para alguém que acabou de cruzar no elevador, antes do seu andar chegar, como faria? (Em inglês, esse é o famoso ‘Elevator Pitch’). Mas a ideia por trás disso é que qualquer pessoa de fora da sua indústria precisa entender rapidamente a sua ideia. Na internet você tem 6 segundos de atenção do seu usuário, antes que ele abandone seu site. O que você consegue comunicar nesses 6 segundos determina o sucesso do seu site e da sua comunicação.

 

Com que frequencia e que tipo de informacoes postar no facebook e no twitter? Somos uma empresa de B2B.” Enviado pela Camila.

O que determina o sucesso das suas mídias sociais é qualidade do que você posta e não a quantidade de posts. Se você postar muita coisa com baixa (ou média) qualidade, existe a possibilidade do seu usuário parar de prestar atenção e até mesmo de parar de ser seu fã. Poste conteúdo interessante para seu público alvo e teste os diversos horários para obter mais ‘curtidas’, ‘compartilhamentos’, fãs, etc.

Alguns dados de logística para a pequena empresa Dicas de Organização Financeira

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  1. Realmente o marketing on-line é o futuro! Não tem como as empresas ficarem por fora dessa. Sensacional!

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