Como fazer conciliação bancária: Passo a passo

Como fazer conciliação bancária: Passo a passo

Conciliação bancária é a simples conferência das contas bancárias com o controle financeiro interno.

A conciliação bancária tem como objetivo verificar se está tudo correto no controle interno ou se há inconsistências de dados. Ela verifica se o saldo bancário do controle interno, os lançamentos e suas datas estão idênticos ao extrato do banco.

Montamos um passo a passo para ajudar a fazer uma conciliação bancária eficiente:

 

1º Passo: Lançar as movimentações diariamente

A empresa precisa controlar diariamente todas as movimentações de entradas e saídas financeiras, informando todas as contas bancárias envolvidas.

Exemplos de movimentações financeiras: tarifas bancárias, pagamentos de fornecedores, recebimentos de clientes, pagamento de empréstimos do banco, pagamento de salários dos funcionários, impostos, etc.

 

2º Passo: Verificar saldo no extrato bancário

Conferir se os saldos inicial e final do controle interno e os saldos no extrato bancário batem.

 

3º Passo: Conferir detalhes dos lançamentos

Ver se todos os lançamentos do extrato bancário estão sendo feitos na data correta e com os valores corretos no controle financeiro da empresa.

 

4º Passo: Se houver diferenças nos lançamentos, corrigir

Verificar as divergências de valores ou a falta dos mesmos, procurando saber aonde isto ocorreu. Em seguida, corrigir as diferenças no controle interno, para que todos os lançamentos estejam refletidos e o saldo esteja idêntico.

Como no final de cada mês é preciso enviar os documentos para a contabilidade, não se esqueça de guardar: comprovantes de pagamentos, Notas Fiscais, boletos bancários e extratos bancários.

No caso do Nibo, todos os documentos podem ser anexados no Gerenciador Financeiro e podem ser enviados eletronicamente para a contabilidade.

 

Veja outros posts que podem te ajudar com a sua conciliação bancária:

Conciliação bancária Nibo

A importância da conciliação bancária

Como baixar arquivo OFX para conciliação bancária

Conciliação bancária em segundos. É possível.

 

Equipe Nibo

Somos um time de especialistas focados em tornar a sua gestão financeira mais eficiente. Deixe um comentário ou ligue para nós, estamos sempre a postos para ajudá-lo!

Liderança Transparente nas Organizações Como superar as dificuldades de se abrir um escritório contábil

Deixe o seu comentário

    • Oi Ana Paula,

      Nosso sistema é todo sem planilhas. Bem fácil de usar! Você pode testar grátis durante 30 dias. Só se cadastrar e se precisar de alguma ajuda, ligue pra nós!

    • Oi Juliana,

      Nosso sistema é todo sem planilhas! Mas você pode testar grátis durante 30 dias. Só se cadastrar e se precisar de alguma ajuda, ligue pra nós!

    • Oi Mayara,
      Tudo bem?
      Não utilizamos planilhas, todo nosso sistema é na nuvem. Use o NIBO por 30 dias grátis e treine a conciliação bancária diretamente no sistema. É tão fácil que você não vai querer usar outra coisa!

  1. Gostaria de saber aonde consigo uma planilha para treinar.
    quero receber a planilha pra eu ficar treinando.

    • Oi Ederson,
      Tudo bem?
      Não utilizamos planilhas, todo nosso sistema é online! Use o NIBO por 30 dias grátis e treine a conciliação bancária diretamente no sistema. É tão fácil que você não vai querer usar outra coisa!

    • Oi Suellen! Basta clicar no logo do Nibo e no botão de “comece agora” para iniciar o teste grátis. Qualquer coisa, pode nos ligar para que possamos te ajudar! 🙂

    • Oi Nadja,

      Tudo bem?
      Não utilizamos planilhas, todo nosso sistema é na nuvem. Use o NIBO por 30 dias grátis e treine a conciliação bancária diretamente no sistema. É tão fácil que você não vai querer usar outra coisa!

    • Olá Edimario,

      Nossos telefones para contatos são (11) 4063-3007 ou (21) 4062-7772. Estamos aguardando sua ligação!

    • Oi Ivana, como vai?

      Você pode testar o Nibo grátis por 30 dias, basta fazer seu cadastro neste link . Um abraço!

  2. Boa Tarde caros,

    Faço reconciliação bancária há tres meses, gostaria de saber se existe formas de aceder ao vosso portal para adquirir experiencias?! Obrigado

  3. eu sou contabilista de profissao, dono de uma empresa de consultoria, contabilidade e auditoria, ao mesmo tempo sou funcionario publico de um municipio, a contabilidade publica e uma farça nao obdece partidas dobradas os movimentos diarios nao fecham , o que entra nao e igual ao que sai. como fazer as demonstraçoes financeiras

  4. Gostaria de saber aonde consigo uma planilha para treinar.
    quero receber a planilha pra eu ficar treinando.

  5. Boa tarde ,
    Gostaria de saber sê vocês possuem alguma planilha para controle das minhas vendas nos cartões de crédito.
    No caso gostaria de fazer os lançamentos diários e ter a informação precisa de qual data seria feito o reembolso.
    Obrigada!!

    • Oi Elisa, Ficamos felizes com o seu interesse. Este controle de vendas no cartão de crédito pode ser feito exatamente como você descreveu em nosso software. O teste é grátis, cadastre-se por aqui. Qualquer dúvida estamos à disposição. Abraços,

  6. Como faço para remover minha assinatura dentro dos 14 dias grátis? Não tenho interesse que seja efetuada cobrança. Aguardo retorno!
    Obrigada.

  7. gostaria de saber se vocês conhecem alguma modelo de planilha para treino.
    AT: MARCOS FERREIRA

  8. Boa tarde, Na minha prova veio uma questao pergunta para que serve a conciliação bancaria, eu coloquei que serve para evitar a penhora de bens, está correto?

  9. Gostei da instruçao ainda sou novo na contabidade e sou um apaixonado ainda entao gostaria que me desse mais estudo no meu email. agradecido estou max preciso do planilha para treinar e o modelo nao so como exercicio e ax respectivas resoluçao

  10. Trabalho com conciliação bancária a um bom tempo e adorei as explicações acima. isso enriqueceu mais meu conhecimento.

  11. oi. gostei da oportunidade, e criatividade da equipe. isso nos faz crescer na contabilidade…sim, eu sou meio experiente.. as vezes me dificulto na reconciliacao, pexo que me fornecem planilha.. para o meu treino, e o modelo. agradecido

  12. Bom dia,
    Por gentileza, teria matérias extras como planilhas e mais instruções para poder enviar por e-mail ? gostaria de aprofundar mais.

    • Oi Ana! Para testar a conciliação bancária você pode se cadastrar no Nibo e testar grátis por 14 dias. Abraços,

  13. Olá, como vcs tratam pagamentos que são realizados com cartão de crédito assumindo que este tem em média 30 dias para ser compensado? Exemplo caso eu faça um recebimento por cartão de crédito no dia 26/10 esse dinheiro só vai estar na minha conta do dia 26/11. Como isso é apresentado no sistema? Se eu verificar meu resumo de caixa no dia 26/10 vai constar esse recebimento mesmo que ele só caia na minha conta no dia 26/11?

  14. Boa tarde preciso do material e exemplos de calculus de recocnciliação Bancaria.quem me pode fornecer este material?

    • Arvind, boa tarde! Agradecemos o seu interesse. Você pode fazer na prática a conciliação bancária testando o Nibo grátis por 14 dias. Abraços!

  15. Boa tarde, gostaria de saber se voces trabalham também com ‘francesinhas’. estou começando em um escritório e gostaria de intender um pouco mais a respeito disso…

    • Oi Ingrid,

      Nosso software se integra com o seu extrato bancário. Para informações mais detalhadas dos usos você pode entrar em contato direto com os nossos especialistas ou participar de um treinamento. Abraços!

  16. no vídeo demonstrativo de conciliação bancária,na conciliação de uma parcela de pagamento,não foi mostrado o lançamento dos juros.
    É feito direto na planilha ou lançado por fora.?

  17. Trabalho com prestação de contas de convênios numa Prefeitura, e não sei fazer a conciliação manual. Gostaria de aprender? como faço?

  18. qual é o outro isntrumento que posso usar para controlar os movimentos efectuados com eficiencia

  19. bom dia so estudante de contabilidade e auditoria no ensino medio profissional ainda nao tenho habilidades para fazer reconciliação bancaria…ajuda mim

  20. GOSTARIA DE UMA PLANILHA SIMPLES DE CONCILIAÇÃO DE CONVÊNIO DE SUPERAVIT, COMO LANÇAR E CONFERIR.

Comente com o seu e-mail Comente com o Facebook